O que são mutual funds Blog Super Econômica

 

No artigo de hoje, vamos começar a fazer um apanhado de alguns investimentos oferecidos no exterior, explicando o que são e como eles se comportam. Nesse artigo, vamos explicar o que são os mutual funds.

Aqui no blog já escrevemos um artigo sobre ETFs, um investimento tanto encontrado no exterior quanto no Brasil.

O que são Mutual Funds

Mutual Funds (ou Fundos Mútuos) são cestas de ações ou de títulos que são administrados em forma de fundos de investimento. Os administradores do fundo constroem um portfólio de investimentos e captam recursos de  investidores interessados.

O livro O investidor Inteligente cita os mutual funds como “uma criação puramente americana, esse tipo de investimento foi introduzido em 1924 pelo ex-vendedor de panelas e frigideiras de alumínio chamado Edward G. Leffler. Os mutual funds são bastante baratos, muito convenientes, geralmente diversificados, administrados profissionalmente e fortemente regulamentados sob algumas das disposições mais rigorosas da lei de valores mobiliários.”

Podemos ganhar dinheiro com mutual funds através de dividendos ou juros pagos pelos investimentos, pela valorização desses investimentos ou pelo administração ativa (que vende e compra ativos).

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Vantagens dos Mutual Funds

As vantagens dos mutual funds são as mesmas de todos os fundos de investimento:

  • diversificação;
  • administração profissional do portfólio;
  • possibilidade de investir em ativos que necessitem um montante de dinheiro maior do que o investidor indivíduos pequeno teria; e
  • possibilidades de manter uma carteira de forma mais passiva.

Desvantagens dos Mutual Funds

Porém, os Mutual Funds também possuem grandes desvantagens que devem ser observadas antes de começar a investir. Uma das principais desvantagens são as taxas de administração, pois criar e manter um mutual funds demanda muitos recursos.

Além disso, o administrador profissional pode errar nas análises e perder recursos do fundo, mas mesmo assim as despesas mensais do fundo continuarão as mesmas.

Com relação a liquidez, os mutual funds possuem uma liquidez bem menor que as tradicionais ações (ou stocks, em inglês), fazendo com que o investidor deva esperar um pouco para ter seu dinheiro de volta.

Outra grande desvantagens dos Mutual Funds são os Cash Drag, que é a grande reserva mantida em dinheiro (a ser investida), para suprir futura vendas de pessoas que tenham partes do fundo. Como o dinheiro não é investido não rende, os fundo deixa de ganhar mais recursos.

O livro O investidor inteligente também aponta o resultado de algumas pesquisas com mutual funds:

  • Na média, mutual funds não escolhem ações suficientemente bem para superar seus custos de pesquisa e negociação.
  • quanto maior as despesas de um mutual fund, menores os retornos.
  • quanto mais frequentemente um mutual fund negocia suas ações, menos ele tende a ganhar.
  • Mutual funds altamente voláteis, que saltam para cima e para baixo acima da média, provavelmente permanecerão voláteis.
  • é improvável que mutual funds com altos retornos passados permaneçam vencedores por muito tempo.

 

Olhando para trás a partir de 2002, quantos mutual funds de ações dos EUA superaram o Vanguard 500 index fund:

  • 1 ano: 1186 de 2423 fundos (ou 48,9%)
  • 10 anos: 227 de 728 fundos (ou 31,2%)
  • 20 anos: 37 de 248 fundos (ou 14,9%)

Mutual Funds e Index Funds

Com relação a administração profissional e seus custos, não seria melhor nós mesmo(a)s administrar nosso dinheiro, já que somos os mais interessados em fazer com que nosso patrimônio cresça?

Essa discussão se faz por causa que os Index Funds estão cada vez mais tomando o lugar dos Mutual Funds. Pois, primeiramente, os Index Funds seguem algum indexador como o S&P 500  (índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos). Como já falamos no artigo sobre ETFs, não há uma necessidade de uma gestão mais ativa e consequentemente mais cara do portfólio de um index fund.

Segundo o site The Mostly Fool, por não tentar “bater o mercado” e, sim, seguir um indexador que contém os investimentos mais líquidos e robustos de um segmento do mercado, os Index Funds são muitas vezes mais vantajoso do que os mutual funds. Na tabela tirada do site, eles comparam os dois investimentos.

Tipo de fundo Porcentagem das despesas anuais Objetivo
Index Fund Muito baixo (0.11% na média) Corresponder o retorno de um índice antes das taxas
Mutual Fund (Administração ativa) Alto (0.84% na média) Bater o retorno do índice após as taxas

 

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão

Esses foram algumas características dos mutual funds. Com relação a investimentos, temos que ter em mente que a quantidade de taxa que vamos pagar vai ser primordial para decidir se aquele investimento será lucrativo ou não. Por isso, antes de investir devemos pesquisar todos os prós e contras de cada ativo.

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu o que são mutual funds? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.