voo

Muitas pessoas tentam investir em vários investimentos para ter a maior diversificação possível. Diversificação no mercado financeiro significa minimizar qualquer perda que venhamos a ter e ao mesmo tempo aumentar as nossas chances de ganhar dinheiro. Mas não precisamos ir muito além de 13 ativos para ter uma boa diversificação. Porque também precisamos pensar em outro aspecto: a administração da nossa carteira.

Para quem investe para o longo prazo, não é necessário e nem saudável ficar olhando os seus investimentos todos os dias. Mas pelo menos a cada 6 meses ou um ano, é preciso analisar como está nossos investimentos para ver se ainda mantém os fundamentos que observamos quando fizemos nossas escolhas.

No caso de ETFs, já são investimentos muito diversificados. Um ETF que investe no S&P possui 500 empresas dentro dele. Isso em si já é muita diversificação. Muitas dessas empresas são de setores totalmente diferentes e passaram anos para se consolidar no mercado e se provar como maiores do seu setor.

Por isso, ao meu ver, não precisamos ter 13 ETFs diferentes para ter uma diversificação boa, um ou dois desses ativos já é o suficiente para ganharmos dinheiro e ainda nos protegermos de futuras quedas em um setor específico ou até empresas falidas, que sempre vai acontecer.

Investindo em VOO

Ele é o ETF mais importante da Vanguard, administradora americana responsável por criar os ETF mais baratos do mercado. Como esses ativos são fundos, ou seja, uma certa quantidade de ativos, eles precisam ser administrados e essa administração tem um preço. Por serem fundos “passivos”, que seguem um índice, a administração não tem muito trabalho com pesquisa, por isso a taxa que eles cobram é de 0,03% do capital do fundo. Esse valor é deduzido dos dividendos e dos ganhos de capital que o fundo tem.

Quais são as empresas?

O VOO segue o índice S&P 500, que nada mais é do que as maiores empresas dos Estados Unidos. Atualmente, as maiores empresas são de tecnologia, logo quando investimos nesse ETF estamos nos expondo principalmente à Apple, Microsoft, Amazon, Facebook (Meta) e Google (Alphabet).

Quais setores?

Devido a essa exposição e configuração do mercado americano, 25% das empresas dentro do VOO são empresas de tecnologia.

Mas essa configuração pode mudar de tempos em tempos. Por exemplo, antes da pandemia do coronavírus, o segundo maior setor dentro do fundo era o setor financeiro, os grandes bancos e as corretoras americanas. Porém, agora, devido a grande demanda por pesquisa e desenvolvimento médico, o setor de saúde é o segundo mais relevante dentro do VOO, representando 15% do peso do fundo.

Isso empurrou o setor financeiro para o terceiro lugar com 11% de referência. 

Mas o mercado americano é bem diversificado e podemos encontrar diversos setores que compõem sua economia e são grandes empresas, com representantes do setor de energia, bens de consumo, industrial e comunicação. 

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Quanto posso ganhar de dividendos?

O ETF é negociado por volta de 400 dólares, e como mencionado antes, paga dividendos a cada 3 meses. Esses dividendos costumam ser por volta de USD 1,50 por cota. Esse valor representa um dividend Yield de 1.69% ao ano. 

Valorização do capital

Com relação a valorização do capital, podemos fazer uma simulação usando os dados de mercado de anos anteriores.

O mercado americano teve uma alta muito significativa nos últimos 10 anos, principalmente devido ao crescimento das empresas de tecnologia. A Apple, por exemplo, foi a primeira empresa a ter o valor patrimonial calculado em 1 trilhão de dólares. Logo depois a Microsoft,  a Amazon, e a Alphabet (Google) alcançaram essa marca também. 

Assim, as empresas de tecnologia puxaram o índice S&P 500. No site da DQYDJ podemos encontrar um simulador de ETFs que mostra o retorno desses fundos. 

Se tivéssemos feito um aporte inicial de USD 100 em VOO em Fevereiro de 2013, e ficarmos investindo USD 50 dólares todos os meses, pelos últimos 10 anos. Teníamos o equivalente a USD 18,694.62. Um ganho anual de 16% ao ano.

O valor de USD 18,600 parece pouco, mas porque nossos aportes também eram pequenos, apenas 50 dólares ao mês. Mas mesmo com essa quantia, teríamos no final do período o equivalente em reais de R$ 97.268,10

Essa conversão foi feita usando o site oficial do banco central, convertida na data de 08 de Fevereiro. 

Segundo caso

O que aconteceria se abríssemos o valor investido todos os mês, de  USD 50 para USD 100 e continuássemos com o montante inicial de USD 100.

O montante final no final de 10 anos ficaria USD 30,892.71, com um crescimento anual de 15%. No final do período teríamos R$ 160.734,77.

Conclução

Lembrando que quando investimos no exterior, o melhor seria deixar o dinheiro investido por mais tempo possível, para que possamos acessar a juros compostos e ainda ter a segurança de investimento em uma moeda forte.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.