O que é um ETF Blog Super Econômica

 

No artigo de hoje, vamos saber o que é um ETF e como se comporta esse tipo de investimento.

O que é um ETF?

ETF é a sigla para Exchange-Traded Fund. Eles são conjuntos de vários investimentos, como ações, títulos públicos, commodities e etc. Esse pacote de investimentos seguem algum índice.

Os índices indicam os investimentos mais negociados, por exemplo, no Brasil temos o IBOVESPA  que é o índice das ações mais negociadas, também temos o IFIX que é o índice dos fundos imobiliários mais negociados. Já nos Estados Unidos, há o S&P 500 que contabiliza as maiores e mais negociadas empresas norte americanas.

Os ETFs são investimentos de Renda Variável, logo são negociadas nas bolsas de valores como se fosse uma ação ou fundo imobiliário. Por causa disso, o preço dos ETFs vão variar no decorrer do dia, quando pessoas estiverem comprando e vendendo.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Para comprar um ETF,  temos que saber qual é o código de negociação de cada ETF. Essa informação pode ser encontrada no site da B3. Atualmente, existem 15 ETFs disponibilizadas na bolsa brasileira.

Lista de ETFs da B3

BBSD

XBOV

IVVB

BOVA

BRAX

ECOO

SMAL

BOW

DIVO

FIND

GOVE

MATB

ISUS

PIBB

SPXI

 

Você adquire cotas de cada ETF. Alguns deles podem ser compradas a partir de 10 cotas, como o BOVA, ETF listado ali em cima. Cada cota do BOVA tem um preço de mais ou menos 500 reais. Mas é importante saber que o número de cotas e o preço de cada uma vai variar de ETF para ETF. Por isso, é sempre bom estudar cada um e ver como estar o índice que este ETF está atrelado. 

Quais são as vantagens dos ETFs ?

Diversificação

Quando compramos um ETF, estamos nos tornando donos de vários investimentos ao mesmo tempo, ao seja, com uma comprar só, nosso portfólio já ficará bem diversificado, fazendo com que nos expomos a vários setores diferentes. 

Transparência

Por serem negociados nas bolsa de valores, podemos acompanhar o preço dos ETFs e ver se aquele ETF está espelhando o preço das ações que estão contidas nele ou está acima do preço delas. 

Liquidez

Outra vantagens de ser negociado na bolsa é que podemos comparar e vender os ETF a qualquer momento em que o mercado estiver aberto. 

Taxas Baixas

Comparados com os outros fundos oferecidos no mercado, os ETFs têm uma taxa de carregamento baixa. Isso ocorre pois eles tentam sempre seguir os índices, logo não é necessário uma equipe muito extensa de analistas estudando o mercado diariamente para criar algum lucro para o cotista.

Conclusão

Nesse artigo, vimos tudo sobre o ETF e quais são as vantagens desse tipo de ativo. Por ser uma cesta de investimentos com os ativos mais negociados do seus segmentos, o ETF proporciona diversificação, transparência e liquidez, e possuem taxas relativamente baixas se comparado a outros fundos.

Também são negociados ETFs no exterior, para saber mais sobre isso leia nosso artigo sobre Index Funds e sobre Mutual Funds.

Gostou do artigo de hoje? O que achou dos ETF? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.