blank conifers crossroad 1578750

 

Esse artigo nasceu de um novo hábito que decidi instaurar na minha vida: escrever meus pensamento.

Compreendendo a jornada financeira

Decidi fazer uma anotação periódica do meu progresso como poupadora e investidora. Essa decisão veio pois queria observar as mudanças que ocorreram nos meus hábitos a medida na qual caminho em direção a minha independência financeira. 

Hoje consigo poupar 70% do meu salário e todo esse dinheiro vai para um investimento no Tesouro Selic. Por que um investimento tão conservador? Bom, essa escolha ocorreu pelo fato que estou me planejando imigrar para o Canadá em 2020. Como quero transferir todo os meus investimentos para lá, decidi investir meu dinheiro em uma “poupança turbinada”. Embora os ganhos sejam poucos comparado as ações ou aos FIIs – esses últimos que também tenho um pouco – acho que é a escolha mais segura para uma futura imigrante.

Hábitos de consumo 

Meus hábitos de consumo mudam bastante de 2017 para cá. Já faz mais de 1 anos que não compro nenhuma roupa que não preciso ou itens de decoração. 

O que é uma grande mudança pois, em 2013, eu fiquei viciada em compra gedjets pela internet. Todo meu dinheiro, na época 600 reais, era usado para comprar coisas pela Internet e sair a noite a meus amigos. Eu não guardava nenhum dinheiro, nem pensava em qualquer forma de mudar meus hábitos de consumo. Eu não queria mudar pois achava que não existia nenhum problema com aquele estilo de vida que eu levava.

Porém, eu estava constantemente frustrada por não conseguir fazer viagens mais caras ou até ter mais independência nas minhas decisões de vida. Eu dependia totalmente dos meus familiares para viver. O que não incomodava meu eu de 18 anos, mas começou a incomodar muito meu eu de 23 anos. E foi nessa idade, 23 anos, que eu decidi aprender a administrar melhor meu dinheiro. 

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Começo da mudança 

Na verdade não foi uma mudança instantânea. Eu comecei procurando o “cartão de crédito perfeito”. Até então eu não tinha nenhum cartão de crédito, apenas cartão de débito do salário e da poupança. E não tinha mais que 5 reais na minha conta da poupança por mais de 6 anos. 

Para achar esse cartão, passei horas na internet procurando por artigos, vídeos e comentários nas redes sociais sobre qual cartão era melhor. A busca acabou me levando para um canal de educação financeira. Esse foi o verdadeiro começo da minha mudança. 

Hoje, minha vida mudou bastante, mas acho que esse primeiro passo foi o divisor de águas para mim. Quero continuar poupando e investindo pois sei que meu futuro só depende de mim e da minha capacidade de planejamento.

Momentos de decisão, como escolher aprender sobre finanças pessoais, podem mudar nossa vida completamente. Basta dizer sim para essas mudanças. 

Conclusão 

Essa foi uma parte das minhas anotações pessoais sobre minha jornada financeira. A mudança começa com pequenas escolhas e hábitos consistentes.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.