No artigo de hoje, vamos falar como o processo de investir funciona e por que você não precisar ter medo de investir.
Medo de investir
Uma das razões que prendem muitas pessoas a começarem a investir é o medo do desconhecido. Investir não é uma atitude comum para a maioria das pessoas, logo abrir uma conta na corretora já é motivo para ter frios na barriga. Isso ocorre pois não sabemos qual é a melhor corretora ou se essa ou aquela são seguras ou não.
Como escolher a corretora
Mas a verdade é que a corretora é só uma intermediária entre você e seus futuros investimentos. Então, para buscar uma boa corretora só é preciso checar se o serviço que ela está fazendo como intermediadora é um bom serviço.
Por exemplo, verificar os comentários nas páginas das redes sociais das corretoras, pode dar uma boa ideia sobre a opinião dos usuários sobre elas, e também se elas estão respondendo o chat no site ou app e etc.
Atualmente, alguma corretoras estão oferecendo taxa zero para investimentos. Por lei, elas podem cobrar uma taxa quando compramos algum investimento, como tesouro direto, ações, ou FIIs, mas com a vinda de mais investidores ao mercado, algumas corretoras não estão cobrando taxas por esses serviços, no intuito de adquirir mais clientes. Algumas corretoras mais conhecidas aqui no Brasil são a Rico, a XP investimentos, a ModalMais, a EasyInvest, e a Toro Investimentos. Por isso, checar se a corretora que você quer abrir uma conta, cobra ou não taxa para o investimento que você quer fazer pode ser um fator de escolha. Além disso, abrir conta em uma corretora é de graça, então você pode ter mais de uma corretora. Mas também fique de olho, pois esses taxas zero para alguns investimentos são momentâneas e podem desaparecer a qualquer momento.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Investimentos na Bolsa de Valores
Como falamos antes, as corretoras são apenas intermediárias e quando se investe, o dinheiro não fica na corretora, ela vai direto para o investimento em si. No caso da Bolsa de Valores, compramos de alguma pessoa e vendemos para alguma pessoa. É como se fosse um grande leilão de investimentos. Os investimentos mais comuns na Bolsa de Valores são as ações e os FIIs.
Investimentos em Renda Fixa
Os títulos do tesouro direto não são negociados na Bolsa de Valores, podemos comprar eles nas corretoras e esse dinheiro vai direto para o governo.
Já nos CDBs, o dinheiro vai direto para o banco de estruturou aquele CDB.
Na conta da corretora vai chegar o dinheiro dos seus dividendos ou juros sobre o capital investido e os títulos do tesouro direto e dos CDBs, por exemplo, que tiverem chegado na data de vencimento.
Conclusão
Nesse artigo vimos que a corretora é apenas um intermediária entre você e seus investimentos. Além disso, investimentos em Renda Variável (realizados em Bolsa de Valores) são diferentes dos investimentos em Renda Fixa. O primeiro funciona como um grande leilão e o segundo como um empréstimo para o governo ou para alguma empresa (sendo elas bancos ou não).
Gostou do artigo de hoje? Você ainda tem medo de investir? Comente aqui embaixo!
Obrigada!