elena mozhvilo j06gLuKK0GM unsplash

A crise do coronavírus nos mostrou da forma mais brutal a importância da diversificação.

A bolsa de valores despencou,  os mercado de Fundos Imobiliários caiu muito e até hoje os preços ainda não voltaram aos patamares de antes, a inflação cresceu mais do que a taxa de juros. Todos esses incidentes afetaram e muito nossos investimentos. Mas uma carteira mais diversificada teve uma perda menor.

Definir um modelo de balanceamento de carteira é primordial para sobreviver a qualquer crise. Quando sabemos quanto devemos alocar em cada tipo de investimento, conseguimos comprar na baixa, quando a maioria das pessoas estão vendendo. Além disso, é mais fácil fazer a escolha de onde alocar os novos aportes, já que temos o “mapa” da constituição do nosso patrimônio. Esse modelo também lhe permite fugir do “investimento do momento”, pois quando um ativo está muito popular isso indica que, provavelmente, ele está caro.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Diversificação de Carteira: como fazer um balanceamento de carteira?

O ideal é você ter uma ponta em diferentes tipos de ativos. O gráfico abaixo indica um exemplo de balanceamento:

Aula 1 Por que investir no

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.