Porque esperar para investir está fazendo você perder muito dinheiro

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre arrependimentos financeiros, inflação, juros compostos e porque esperar para investir está fazendo você perder muito dinheiro.

Porque esperar para investir está fazendo você perder muito dinheiro

Um dos maiores arrependimentos que sinto na minha jornada como investidora é não ter começado mais cedo. Comecei a investir com 23 anos e depois de ter tomado a decisão de abrir uma conta em uma corretora e investir meus primeiros 200 reais em um Tesouro Selic muita coisa mudou na minha vida.

Meu senso de responsabilidade e propósito financeiro mudaram radicalmente. Nos primeiros meses, eu consegui reservar apenas uma pequena quantia que não dava nem 10% do meu salário. Depois comecei a fazer um planejamento financeiro e consegui aumentar meus aportes mensais para 30% do meu salário.

Ao ler o livro O Homem mais rico da babilônia, consegui enxergar que eu destinava meu dinheiro para várias pessoas. Como autor George Clason nomeia, “o dono do mercado”, “o dono da loja de roupas” recebiam grande parte do meu dinheiro, e eu apenas reservava uma pequena parte para mim, ou seja, para ser investida e garantir meu futuro. Foi nesse momento que entendi o conceito de se pagar primeiro. Afinal de contas, é você mesmo(a) a pessoa que mais merece seu dinheiro, então por que distribuir ele para outras pessoas? Claro que precisamos pagar por bens e alimentação, mas o Homem Mais Rico da Babilônia enfatiza essa ideia que o dinheiro que você está investindo agora é para seu futuro e não deve ser negligenciada.

Perder poder de compra

Segundo o site do Banco Central, “​Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.”

Nos anos 80, o Brasil viu o maior índice de inflação da história.  Naquela época, também conhecida como “década perdida”, a inflação chegou a mais de 2 mil % e tivemos que mudar de moeda várias vezes, para não precisar usar várias cédulas para comprar apenas alguns itens no supermercado. Por causa dessa inflacão absurda, os preços dos produtos mudavam de um dia para o outro e as pessoas eram obrigadas a estocar comida em casa. 

Desde essa época, o brasileiro tem receio da inflação. Os jornais a representavam como o “Dragão da Inflação”, pois como uma cauda de dragão a inflação só subia.

Dragão da Inflação

Para 2019, o banco central prevê uma inflação de 4,1%, isso quer dizer, grosso modo, que a cesta de produtos essenciais, como alimentação, habitação, saúde e etc vai subir 4,1% esse ano. Uma inflação controlada é boa para a economia, pois estimula tanto o consumo quanto a reprodução de novos bens. Em países desenvolvidos, como o Canadá e os Estados Unidos, a inflação gira em torno de 1,6%.

O inverso da inflação é a deflação, que também é danosa para a economia. Afinal, qual empresa gostaria de produzir um produto que vai custar mais barato daqui a 1 ou 2 anos. Não haveria incentivo de produção nenhum, apenas previsão de prejuízos.

Porém, mesmo com a inflação controlada, a única certeza que temos é que pagaremos mais caro por um bem ou serviço no futuro. Nesse momento, temos que pensar nos investimentos como protetores do nosso poder de compra.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

O que eu estou perdendo ao não investir

O principal amigo dos investidores são os juros compostos. Quando investimos colocamos nosso dinheiro para trabalhar, isso quer dizer que cada quantia investida vai gerar uma pequena quantia cada mês. É nesse momento que entra em cena os juros compostos.

Diferente dos juros simples, os juros compostos vão atuar no montante atual. Para entendermos essa situação, aqui vai um exemplo:

Juros simples: nessa modalidade de juros, é o montante inicial que é levado em consideração. Ou seja, ao investir 500 reais em uma taxa de 1% ao mês, no primeiro mês renderia 5 reais, então teríamos 505 reais. No segundo mês, mais 5 reais, assim nosso montante seria de 510 reais. Em 8 meses temos 540 reais.

Juros compostos: como os juros compostos atuam sobre o montante do mês, o resultado final é muito diferente. Com as mesmas condições, investido 500 reais a uma taxa de 1%, no primeiro mês teríamos o mesmo valor 505 reais. Porém, no segundo mês já ganharíamos mais 1% de R$505 é 5.05, ou seja, teríamos 510, 05. Em 8 meses seria 541, 43 reais.

Mas, o elemento principal dos juros compostos é o tempo. Quanto mais tempo deixamos os juros compostos atuarem, mais ganhos teremos. Se observarmos esses dois exemplos depois de um intervalo de 30 anos, a situação seria bem diferente.

Juros simples: somando 5 reais todos os meses dos 30 anos, mais o valor inicial teríamos 2.300 reais.

Juros Compostos: usando a fórmula do juros compostos M = C . (1 + i) n teríamos 17.951,96 reais.

Uma diferença de 15.651,95 reais de um para outro, lembrando que nesses dois casos, não houve um investimento mensal, apenas o primeiro aporte inicial de 500 reais. É muita diferença.

Planejando a aposentadoria

Para demonstrar a importância do tempo para o melhor desempenho dos seus investimentos, vamos usar o exemplo de duas pessoas: a Vera e a Lúcia.

Vera tem 25 anos e Lúcia tem 45 anos. As duas planejam se aposentar com 65 anos e se programaram para investir todo mês 500 reais para atingir esse objetivo. Usando a mesma taxa de 1% de antes, vamos ver quanto as duas terão quando chegaram aos seus 65 anos.

  • Vera terá ao seu dispor 40 anos (65 – 25) para ver a atuação dos juros compostos. Ao final deste período, com aportes todo mês de 500 reais, ela terá acumulado 5.941.623,02 reais. Quase 6 milhões de reais de patrimônio.
  • Agora vamos ver como Lúcia vai se sair. Ela terá 20 anos (65 – 45) ao seu dispor para investir. Com as mesmas condições descritas antes, Lúcia terá acumulado 500.066, 54 reais. Lúcia teria meio milhão de patrimônio.

 

Notou como a diferença é gritante? O tempo é o melhor aliado dos investidores. Quando adiamos uma decisão tão importante como essa, estamos perdendo muito, muito dinheiro e deixando de aproveitar a ação valiosa dos juros compostos.

Estou nos meus 40 e agora?

Para você que está nos 40 ou nos 50, não se desespere. Nunca é tarde para começar. Você ainda vai ter a ação dos juros compostos ao seu favor. Para mim, porém, o mais grave é nunca começar a investir. Quando se tem uma ferramenta tão eficiente para nos ajudar a acumular capital, não devemos ignorar seu uso.

Conclusão

No artigo de hoje, vimos quanto dinheiro você está perdendo por não está investindo seu dinheiro. O mercado de capitais é um ótimo recurso para nos ajudar na busca pela aposentadoria ou independência financeira. Mas o primeiro passo, antes de qualquer investimento, é aprender sobre investimentos. Você não precisa saber tudo para começar sua jornada, mas o básico do básico é necessário. Por isso, acompanhe nossos posts para saber cada vezes mais sobre essa área tão importante na nossa vida.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.