Os ETFs são fundos negociados na bolsa de valores, e eles são atualmente a melhor forma de começar a investir no exterior, pois eles são diversificados, baratos e líquidos (fáceis de comprar e vender). Mas como fazer uma boa carteira com ETFs?
A principal estratégia é escolher ETFs que investem em empresas diferentes.
Um erro muito comum dos investidores é investir em ETFs que tenham as mesmas empresas dentro do seu portfólio. Por exemplo, os ETFs que seguem as maiores empresas americanas são bem populares, logo os investidores tendem a investir mais neles.
Se observamos os exemplos dos ETFs VOO, QQQ e IVW podemos ver que as maiores holdings, ou empresas, que eles investem são a Apple, Microsoft e Amazon, além de investirem em várias outras empresas similares. O ideal é escolher ETFs que invistam em empresas diferentes para que possamos participar de diferentes setores. Não adianta pagar mais taxa de administração para investir nas mesmas empresas, já que dessa forma estamos apenas gastando mais e concentrando nossa carteira em poucas empresas.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
Assim, se você já investe em empresas do S&P 500, o ideal é investir em ETFs que tem empresas de outros países, ou que invistam em Small Caps americanas. Dessa forma, você consegue uma diversificação maior e não sobrepõem seus ativos.
Importante lembrar que REITs são empresas, logo vamos encontrar vários grandes REITs em ETFs que seguem o S&P 500. O mesmo acontece para empresas de Tecnologia, que podem ser tanto Large Caps (empresas de grande porte) quanto Small Caps (empresas de pequeno porte). Assim, antes de investir em um ETF, veja a lista de empresas que esse fundo investe, dessa forma você pode tomar a melhor decisão.