ben o bro wpU4veNGnHg unsplash

 

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são recibos de investimentos americanos negociados na bolsa de valores brasileira. Assim, investir em um BRD é basicamente investir em uma ação americana, tirando o fato que não precisamos abrir conta no exterior para isso e pagamos uma taxa sobre os rendimentos que os BDRs recebem.

Como escolher um bom BDR de REITs

Para analisar um BDR de REITs (Real Estate Investment Trust) precisamos analisar o próprio REIT. Atualmente, existem BDRs de todos os grandes REITs do mercado, logo qualquer REIT que escolhemos já serão bem diversificado com relação a o número de imóveis e as cidades no qual esses imóveis se encontram, pois a maioria dos REITs possuem exposição em vários estados americanos e até outros países do mundo.

O primeiro passo para escolher as suas BDRs de REITs é garantir que você tenha uma diversificação setorial dos seus investimentos. Normalmente, os REITs investem apenas no setor imobiliário. Por exemplo, Digital Realty é um REIT de data centers ao passo que o Extra Space Storage é um REIT com propriedades especializadas em guardar artigos pessoais (os chamados self-storages). Dessa forma, temos que ter em mente que cada tipo de REIT tem um foco e quando estivermos escolhendo nossos REITs precisamos escolher diferentes tipos de setor.   

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Tendo isso em mente, temos duas formas de escolher nossos BDRs de REITs. A primeira seria escolher os maiores REITs de cada mercado. Assim, estaremos em uma empresa madura que já tem um market share interessante e têm mais probabilidade de continuar nos entregando dividendos constantes e crescentes. Podemos ver quais são os maiores observando um índice dos REITs. Um dos principais índices desse mercado é o MSCI US Investable Market Real Estate 25/50 Index. 

Esse índice (de nome difícil) segue os maiores REITs de tijolo do mercado, logo podemos apenas escolher um REIT grande e estabelecido e investir em suas BDRs. 

O segundo modo é através de uma análise um pouco mais aprofundada. Para isso, podemos usar os documentos da NAREIT, a associação nacional de REITs americana. No site da NAREIT podemos encontrar diversos indicadores confiáveis para fazer nossa análise. Para darmos um exemplo, podemos analisar o setor de self-storage. Observando apenas o FFO per share e o Debt Ratio.

REITs self storage

Comparando a média do mercado e cada REIT separadamente, podemos ver que o Public Storage possui o maior lucro operacional do mercado (FFO per share) e tem um nível de dívidas controlado (observando seu Debt Ratio). Logo, assim podemos observar que ele é um bom candidato para a compra. Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e os dados mudam com o tempo. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.