Bandeira dos Estados Unidos

ETFs são fundos que seguem índices de mercado. No artigo de hoje vamos conhecer os principais ETFs que seguem o S&P 500, índice das 500 maiores empresas americanas.

Quais ETFs seguem o S&P 500?

IVVB11

O IVVB11 tem como objetivo, seguir a performance do índice S&P 500, índice que rastreia as maiores e mais líquidas empresas dos Estados Unidos. O diferencial desse ETF é que ele converte o resultado do S&P 500 em reais, como se fosse um proporção desses ativos para a moeda brasileira. O fundo tem um patrimônio líquido de 1.7 bilhões de reais.

Esse ETF é administrado pela Black Rock do Brasil e investe prioritariamente em outro ETF, o IVV. Assim, quando investimos em IVVB11, estamos indiretamente comprando cotas de IVV. Importante dizer que o IVVB11 não paga dividendos, todo os proventos recebidos são reinvestidos em mais cotas de IVV.

Até 2016, apenas quem podia investir nesse ETF eram investidores qualificados, ou seja, quem tivesse mais de 1 milhão em investimentos ou algum certificado de análise financeira. Mas essa restrição mudou em meados de 2016, e agora ele pode ser adquirido por investidores em geral.

O IVVB11 é negociado por volta de 177 reais a cota, mas o fundo é negociado em lote de 10 cotas. Porém podemos também comprar cotas deste ETF no mercado fracionário usando o código IVVB11F.

A taxa de administração do IVVB11 é de 0,24%.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

IVV

Por sua vez, o IVV é o fundo da Black Rock negociado na bolsa de valores de Nova York.

Para investimos nesse ETF temos que abrir uma conta em uma corretora americana. Você pode conferir nesse artigo opções de corretoras americanas que nós brasileiros podemos utilizar.

O IVV tem um patrimônio de 190,53 bilhões e paga dividendos periódicos. O objetivo do fundo é investir pelo menos 90% do seu capital em ações do S&P 500, e o restante pode ficar em caixa ou ser investido em contratos de futuros, opções e swaps.

O IVV é negociado por volta de 300 dólares e sua taxa de administração é de 0,04%.

Lembrando que nos Estados Unidos os ativos da bolsa de valores são negociados em unidades, assim podemos comprar apenas uma cota de IVV se assim preferirmos.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

VOO

O VOO é o fundo da Vanguard que busca replicar o S&P 500, investindo 100% do seu capital nesse índice. O patrimônio desse fundo alcança os 519,16 bilhões de dólares.

O VOO costuma pagar dividendos a cada 3 meses. Ele é negociado na Bolsa de Valores de Nova York com valores aproximados de 270 dólares e sua taxa de administração é 0,03%.

SPY

SPY é um ETF da SPDR, administradora também conhecida como spiders. Esse fundo foca em ações ordinárias do S&P 500.

O fundo é negociado na bolsa de valores de Nova York, capitalizando um patrimônio líquido de 270.63 bilhões de dólares. O SPY também paga dividendos periódicos.

A cota deste ETF é negociado por volta de 300 dólares e sua taxa de administração é de 0,09%.

Conclusão 

O S&P 500 representa a rentabilidade total do mercado americano, pois as principais empresas desse mercado estão dentro desse índice. Investir em ETFs que seguem o S&P pode ser uma alternativa para ter uma carteira diversificada e investida em moeda forte.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.