architecture building business 302769

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre o investimento no exterior que mais se assemelha aos Fundos Imobiliários e responder a pergunta: o que são REITs.

Aqui no blog, já falamos sobre outros investimentos disponíveis fora do Brasil como Index Funds e Mutual Funds. Vale a pena dar uma olhada nestes artigos para entender melhor quais são os produtos disponíveis no exterior.

O que são os REITs

REITs é a sigla para Real Estate Investment Trusts. Eles são empresas que têm a maioria dos ativos no setor imobiliário e coletam aluguéis de propriedades comerciais ou residenciais. Esse investimento é muito parecido com os Fundos Imobiliários (FIIs) que são negociados aqui no Brasil.

Podemos ter acesso aos REITs através da bolsa de valores. Normalmente, para comprá-los temos que acessar as respectivas bolsas, por exemplo, se quisermos comprar cotas de REITs americanos, temos que comprar na bolsa de valores de Nova York ou algum bolsa americana. Mas se quisermos comprar REITs canadenses, temos que utilizar a bolsa de Toronto.

Atualmente, existe um REIT, que eu conheço, que é negociado na bolsa brasileira em forma de BDR (Brazilian Depositary Receipts): ele é o Boston Properties, Inc.

Diferentemente dos FIIs, os REITs não distribuem rendimentos mensais, mas sim em períodos semestrais. Embora haja um ou outro REIT que distribui mensalmente, como o Income RealtyTambém diferente dos FIIs brasileiros, os REITs são muito maiores em quantidade de ativos e em dinheiro investido nesse mercado.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Características dos REITs

O site norte americano Investopedia lista uma série de características que identificam uma empresa como um REIT. Elas são: 

  • Investir pelo menos 75% de seus ativos totais em imóveis, dinheiro ou Títulos do Tesouro dos EUA
  • Receber pelo menos 75% de sua receita bruta de aluguéis de imóveis, juros de hipotecas financiando imóveis ou de vendas de imóveis
  • Pagar no mínimo 90% de seu lucro tributável na forma de dividendos aos acionistas a cada ano
  • Ser uma entidade tributada como empresa
  • Ser administrado por um conselho de diretores ou curadores
  • Ter um mínimo de 100 acionistas após seu primeiro ano de existência
  • Não ter mais de 50% de suas ações detidas por cinco ou menos pessoas durante a última metade do ano fiscal

 

Os FIIs brasileiros compartilham algumas dessas características, como ter a maioria do capital investido em imóveis, distribuir mais de 90% dos lucros aos cotistas, ter uma quantidade mínima de cotistas e etc. Mas a grande diferença aqui é que os FIIs não são empresas, por isso não podem ter dívidas ou na linguagem do mercado, não podem ficar alavancados. Não ter dívidas pode ser um ponto positivo, pois assim o fundo tem poucas chances de falir, mas também pode ser um ponto negativo, pois isso faz com que ele não cresça de uma maneira rápida e exponencial.  

Informações sobre REITs

Existe também, nesse mercado, a Nareit (Associação Nacional de REITs) que é uma associação norte americana responsável por representar todos os tipos de REITs (negociados em bolsas, não cotados e privados). O site da Nareit possui várias informações importantes sobre esse mercado e é uma ótima maneira de começar a estudar sobre os REITs. Dentre diversas informações disponíveis no site, eles afirmam que o mercado de REITs nos Estados Unidos movimenta mais de 3 trilhões de dólares. Essa fato mostra como esse mercado é grande e relevante para a economia norte americana.  

Conclusão

No livro O Investidor Inteligente de Benjamin Graham, os REITs são citados como uma ótima maneira de salvar o dinheiro da inflação. Esta última é um dos piores inimigos dos investidores, pois corrói o poder de compra e os ganhos de dividendos pelo investimentos.

Por outro lado, o livro de Graham também alerta para quem já tem uma casa própria, talvez investir uma grande quantidade de dinheiro em REITs seja se expor demais ao setor imobiliário (Real Estate). Outro alerta de Graham reforça é que esse tipo de investimento só consegue bater a inflação em um cenário de longo prazo.

Independente disso, os REITs são uma ótima maneira de começar a estudar o mercado exterior, principalmente o americano. Essa facilidade ocorre pois o setor imobiliário apresenta bem menos particularidades e detalhes do que o setor de ações.

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu o que são REITs? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.