No artigo de hoje, vamos fazer um pequeno resumo/review do livro Guia Suno Dividendos e falar sobre as principais ideias e conceitos que podemos encontrar nesta obra.
Guia Suno Dividendos
O Guia da Suno tem mais ou menos 100 páginas. Ele foca em criar uma consciência no leitor sobre investimentos que pagam dividendo, mas o foco principal é com relação à ações e, um pouco de fundos imobiliários.
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.
O livro traz uma pequena introdução ao conceito de dividendos, definindo dividendo como uma palavra derivada “do verbo ‘dividir’ e equivalente a algo que pode ser fracionado. No Mercado de capitais, os dividendos são, em linhas gerais, as frações dos lucros das empresas que são repassadas aos seus acionistas.”
Nesse primeiro capítulo, os autores mostram quais são os ganhos que investidores recebem ao comprar ações de empresas pagadoras de dividendos. Sim, existem empresas que não pagam esses proventos para seus acionistas e preferem usar esse lucro para investir nelas mesmas, o que pode ser bom para os acionistas, se essas empresas crescerem. Mas enfim, voltando para os proventos, existem dois tipos de ganhos que os acionistas têm (fora a valorização da própria ação): os dividendos e o JCP (Juros sobre Capital Próprio).
Os dividendos são ganhos que as empresas repassam para os acionistas sem que haja um desconto de imposto neles. Isso acontece pois a empresa já pagou imposto nesse dinheiro antes de repassá-lo para os acionistas. Esse movimento ocorre pois aqui no Brasil, existem leis que impedem que sejam pagos impostos mais de uma vez sobre esses montantes.
Já no caso dos JCPs, são cobradas taxas em cima dele quando é repassado para os acionistas, ou seja, diferente dos dividendos, o JCP é taxado.
Indicadores Fundamentalistas
A equipe da Suno segue a filosofia do Value Investing, ou investimento em valor. Essa filosofia é contra atos especulativos de Day Trade (comprar e vender no mesmo dia) e análises gráficas (que apenas vêem números). E essa posição fica bem clara na leitura do livro.
Os autores se preocupam bastante em mostrar a importância da análise fundamentalista. Essa análise busca por indicadores que vão gerar valor ao investimento no longo prazo, como o Dividend Yield (porcentagem da cotação da ação e a soma os dividendos pagos durante um período), o Payout (porcentagem dos dividendos pagos e o lucro da ação), EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) etc.
Esse tipo de análise é utilizada pelos investidores que fazem o Buy & Hold, ou seja, que compra ações e as mantém em sua carteira por um bom tempo.
Contabilidade
No Guia Suno também há uma seção voltada para a contabilidade, mas é bem pequena e, confesso, um pouco confusa. Mas, como o livro mesmo afirma, esse assunto é bem complicado e não é a intenção do livro fazer com que os leitores aprendam tudo sobre o assunto. Acho que os autores notaram que a seção estava muito confusa e lançaram um livro só voltado para contabilidade para investidores, o Guia Suno de Contabilidade. Talvez em postagem futuras, nós aqui do Super Econômica façamos um resumo desse livro.
Qualidade dos dividendos
O Guia Suno Dividendos busca, também, mostrar que nem sempre altos dividendos significam que o investimento está saudável. Há empresas que pagam mais do que lucram, apenas para chamar a atenção de mais investidores. Por isso, os autores recomendam ficar de olho no portfólio de ações e identificar aquelas ações que estão pagando muito e lucrando pouco.
Além disso, os autores alertam para indicadores da perenidade da empresa, ou seja, da capacidade dela de se manter no mercado por muito tempo sem perder seu espaço.
Para eles, empresas que possuem uma vantagem competitiva devem ter: uma marca forte, um efeito de rede, uma grande escala, uma propriedade intelectual como patentes e um custo para que o consumidor troque seu produto por o de outra empresa.
Educação do investidor
O livro tem uma preocupação muito grande em educar os leitores. Isso se mostra, principalmente, no capítulo em que os autores se propõem a refutar os mitos que rondam a bolsa de valores.
Mitos como: dividendos não crescem; ações de dividendos não valorizam; quanto maior o dividendo pago pela empresa, melhor etc são comentados pelos autores, através de dados de várias empresas listadas na B3 (nossa bolsa de valores).
Métodos de investimento
Os autores escolhem falar sobre o método de investimento de dois investidores brasileiros de sucesso: Décio Bazin e Luiz Barsi Filho. Ambos investidores foram/são adeptos do Value Investing. Sendo que Bazin é adepto da venda das ações em momentos de grande alta e Luiz Barsi as mantém mesmo quando estão muito valorizadas, pois seu foco são os dividendos.
Diversificação e outros conselhos
A diversificação é um assunto tão importante que os autores dedicam um capítulo inteiro para ela. Mostrando através de pesquisas a importância de investir em setores diferentes. Além disso, eles aconselham a ter entre 10 a 30 ações de setores diferentes no portfólio, pois se caracteriza com um número razoável para conter os riscos do mercado de capitais. E ainda, essa diversificação devem ser feitas em ativos também, combinando ações, com FIIs e ações estrangeiras.
Aqui no blog temos um artigo falando sobre ETFs, que também são uma maneira de se diversificar investindo em ações.
Por fim, os autores recomendam a utilização de algumas ferramentas e livros que podem auxiliar na “formação dos investidores pessoa física”. Uma das ferramentas mais citadas durante o Guia Suno Dividendo todo é o site Fundamentus. Por ser uma base de dados que coleta várias informações sobre ações, o site é um ótimo lugar para se obter dados para uma análise fundamentalista.
Entretanto, os autores também lembram da importância de se visitar a seção de Relações com o Investidor dos sites das empresas. Onde se pode também colher vários dados essenciais e tirar dúvidas com os funcionários da própria empresa.
Conclusão
Esse foi nosso resumo sobre o livro Guia Suno Dividendos. Esse livro é uma boa leitura para quem está iniciando. Porém, para quem já acompanha o site da Suno a algum tempo, já está bem familiarizado com esse tipo de conteúdo. Entretanto, o livro tem uma pegada bem educacional. Durante todo o livro, os autores utilizam exemplos de empresas reais para mostrar como cada indicador se comporta e como analisar cada um.
Gostou do artigo de hoje? Gosta de reviews de livros de finanças? Comente aqui embaixo!
Obrigada!