ETF (Exchange-Traded Fund) é um fundo que é negociado na bolsa de valores como se fosse uma ação. No vídeo de hoje vamos falar sobre o ETF QQQ, o Invesco QQQ Trust.
Composição do ETF Invesco QQQ Trust
O ETF QQQ também chamado de “triple Qs” é conhecido por ser um ETF que investe basicamente em empresas de tecnologia. Ele segue o Nasdaq 100 Index que é o índice composto pelas 100 maiores empresas norte americanas negociadas na NASDAQ.
A NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é a segunda maior bolsa de valores do mundo, atrás apenas da Bolsa de Nova York. Seu sistema é todo online, ou seja, não há pregões presenciais nessa bolsa. Lembrando que existe atualmente 13 bolsas de valores nos Estados Unidos.
A NASDAQ é conhecida por ser a bolsa de valores das empresas de tecnologia e grandes empresas como Apple, Microsoft, Alphabet, Facebook, e Tesla são listadas lá. Por isso a fama do QQQ de ser um ETF de tecnologia.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
Atualmente, o QQQ é o quinto ETF mais negociado em bolsa do mundo, com mais de 140 bilhões de dólares em ativos. Diferente da maioria dos ETFs, esse fundo é estruturado como um Unit Investment Trust (UIT), ou seja, ele proporciona um portfólio fixo de ativos e seus dividendos não são reinvestidos, apenas distribuídos para os cotistas. Essa estrutura difere dos ETFs RIC (Regulated Investments Companies) que tem uma liberdade maior para escolher ativos e aplicar os dividendos recebidos.
Apesar do QQQ ser um fundo com grande exposição a empresas de tecnologia, ele não investe apenas nesse tipo de empresa. Seu foco são empresas que estão dentro do Nasdaq 100 Index. Grandes empresas como a rede de supermercado Costco e a gigante de bebidas Pepsi também fazem parte desse índice. Além disso, todas as empresas que fazem parte do Nasdaq 100 Index precisam estar listadas na NASDAQ há pelo menos dois anos, porém se tiverem uma capitalização muito grande, esse tempo baixa para 1 ano. E tanto o fundo quanto o índice são rebalanceados trimestralmente e reconstituídos anualmente.
A atual taxa de administração do QQQ é de 0,2% ao ano, que é um pouco cara comparada com as taxas dos ETFs que seguem o S&P 500.