Existem maneiras de investidores americanos investirem em ações brasileiras sem precisar abrir uma conta no Brasil. Eles podem usar ADRs. No artigo de hoje vamos falar sobre esse tipo de investimento.
ADRs: Ações Brasileiras no Exterior
ADRs (American Depositary Receipts) são certificados de ações brasileiras negociados nas bolsa de valores dos Estados Unidos. Elas são parecidas com as nossas BDRs, mas direcionadas para investidores americanos.
Logo, um banco americano compra ações de empresas brasileiras e transforma estas em recibos para serem negociadas nas bolsa americanas.
Assim, através da Bolsa de Nova York, NASDAQ e AMEX, investidores podem investir da Vale, Petrobras, Bradesco, etc. Importante dizer que apenas empresas grandes, ou blue-chips tem sua respectivas ADRs.
Como são negociados nas bolsa americanas, o valor da ação e os dividendos são em dólar.
Se você quiser saber como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.
Tipos de ADRs
Existem tecnicamente 3 tipos de ADRs:
ADR Nível 1
As ADRs de Nível 1 são menos regulamentadas e por isso são negociadas no mercado de balcão americano.
ADR Nível 2
As ADRs de Nível 2 são um pouco mais regulamentadas, sendo obrigatório que a empresa brasileira divulga suas informações contábeis para o banco emissor americano. Este, por sua vez, é responsável por traduzir os documentos para o melhor entendimento dos investidores americanos.
Por serem reguladas pelo órgãos americanos, estas ADRs podem ser negociadas em bolsa.
ADR Nível 3
São as ADRs de maior acordo com mercado americano. Para emití-las, a empresa brasileira necessita de um IPO (oferta pública inicial) nos Estados Unidos. Emitindo assim, mais ações além das já existentes.
Fora essa classificação, existem as ADRs patrocinadas e não-patrocinadas.
- As patrocinadas são aquelas que são emitidas em comum acordo entre a empresa e o banco emissor. Elas também têm que está bem regulamentadas nos patrões americanos.
- As não-patrocinadas são aquelas emitidas sem apoio da empresa, pouco regulamentadas e negociadas apenas no mercado de balcão.
Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.
Lista de ADRs
As principais ADRs de empresas brasileiras são:
Ambev – ABEV
Azul – AZUL
Bradesco – BBD e BBDO
Braskem – BAK
Eletrobras – EBR e EBRB
Fibria Celulose – FBR
Gerdau – GGB
Gol – GOL
Itaú Unibanco – ITUB
Oi – OIBRC
Petrobras – PBR
Tim – TSU
Vale – VALE
Conclusão
ADRs são recibos de ações brasileiras negociados no Exterior. Existem três tipo diferentes desse ativo e eles podem ou não ter o apoio das empresas. As ADRs são direcionadas à investidores americanos para forecer diversificação.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada