pessoa olhando para um gráfico de ações na tela

Existem maneiras de investidores americanos investirem em ações brasileiras sem precisar abrir uma conta no Brasil. Eles podem usar ADRs. No artigo de hoje vamos falar sobre esse tipo de investimento.

ADRs: Ações Brasileiras no Exterior

ADRs (American Depositary Receipts) são certificados de ações brasileiras negociados nas bolsa de valores dos Estados Unidos. Elas são parecidas com as nossas BDRs, mas direcionadas para investidores americanos.

Logo, um banco americano compra ações de empresas brasileiras e transforma estas em recibos para serem negociadas nas bolsa americanas. 

Assim, através da Bolsa de Nova York, NASDAQ e AMEX, investidores podem investir da Vale, Petrobras, Bradesco, etc. Importante dizer que apenas empresas grandes, ou blue-chips tem sua respectivas ADRs.

Como são negociados nas bolsa americanas, o valor da ação e os dividendos são em dólar.

Se você quiser saber como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.

Tipos de ADRs

Existem tecnicamente 3 tipos de ADRs:

ADR Nível 1

As ADRs de Nível 1 são menos regulamentadas e por isso são negociadas no mercado de balcão americano.

ADR Nível 2

As ADRs de Nível 2 são um pouco mais regulamentadas, sendo obrigatório que a empresa brasileira divulga suas informações contábeis para o banco emissor americano. Este, por sua vez, é responsável por traduzir os documentos para o melhor entendimento dos investidores americanos.

Por serem reguladas pelo órgãos americanos, estas ADRs podem ser negociadas em bolsa.

ADR Nível 3

São as ADRs de maior acordo com mercado americano. Para emití-las, a empresa brasileira necessita de um IPO (oferta pública inicial) nos Estados Unidos. Emitindo assim, mais ações além das já existentes.

Fora essa classificação, existem as ADRs patrocinadas e não-patrocinadas. 

  • As patrocinadas são aquelas que são emitidas em comum acordo entre a empresa e o banco emissor. Elas também têm que está bem regulamentadas nos patrões americanos.
  • As não-patrocinadas são aquelas emitidas sem apoio da empresa, pouco regulamentadas e negociadas apenas no mercado de balcão. 

 

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Lista de ADRs

As principais ADRs de empresas brasileiras são:

Ambev – ABEV

Azul – AZUL

Bradesco – BBD e BBDO

Braskem – BAK

Eletrobras – EBR e EBRB

Fibria Celulose – FBR

Gerdau – GGB

Gol – GOL

Itaú Unibanco – ITUB

Oi – OIBRC

Petrobras – PBR

Tim – TSU

Vale – VALE

Conclusão 

ADRs são recibos de ações brasileiras negociados no Exterior. Existem três tipo diferentes desse ativo e eles podem ou não ter o apoio das empresas. As ADRs são direcionadas à investidores americanos para forecer diversificação.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.