data note notebook 970198

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre os primeiros passos que devem ser dados para começar a planejar sua independência financeira.

Planejamento para a independência financeira: primeiro passo

O primeiro passo que deve ser tomado para começar a trilhar o caminho para a independência financeira é poupar dinheiro. Para isso, devemos ter em mente que precisamos gastar menos do que nós ganhamos. Esse comportamento não é o que, geralmente, nossos pais e familiares nos ensinam. Por isso, é tão difícil para muitos brasileiros até imaginar que se pode gastar menos do que se ganha, pois o primeiro pensamento ao recebermos nosso salário é “ o que posso fazer esse mês com esse dinheiro” ou até mesmo nos enchemos de dívidas nos cartões de crédito e ao receber o salário ele vai direto para o pagamento da fatura.

Mas o que pouca gente sabe é que muito dinheiro que estamos gastando, poderiam ser facilmente economizado com um pouco de planejamento. Aqui no blog, já fiz alguns artigos sobre formas específicas de economizar, mas irei listar aqui alguns gastos que às vezes nem sabemos que estamos gastando com eles.

Gastos “invisíveis”

Taxas bancárias: as taxas bancárias dos grandes bancos tomam mensalmente do usuário de 10 a 50 reais dependendo do tipo de serviços os usuários realizam. Mas esses gastos podem ser facilmente cortados se utilizarmos contas de bancos digitais, que muitas vezes não compram nenhum taxa pelos serviços disponíveis. Aqui no blog tem um artigo sobre como não pagar taxas bancárias.

Anuidade do cartão de crédito: esse é um dos gastos que ninguém mais deveria ter, pois existem várias empresas de cartão sem anuidade que oferecem diversas vantagens em seus serviços. Aqui no blog falamos das mais famosas: Nubank e Digio.

Existem outras formas de economizar dinheiro no seu dia a dia, aqui no blog tem um artigo completo sobre esse assunto.

Outras alternativas

Por esse hábito de poupar não ser tão difundido entre as famílias brasileiras, dar o primeiro passo pode ser difícil, temos que nos deslocar de uma zona de conforto que estamos toda a nossa vida. Algumas pessoas acham que é até impossível gastar menos do que se ganhar.

Por outro lado existe outra alternativa, ganhar mais dinheiro e poupar esse extra. Essa pode ser a saída para quem não consegue economizar o salário. Porém, renda extra também demanda trabalho extra e tempo extra para executar esse trabalho. Nessas horas, pode ser importante  para manter a motivação lembrar dos objetivos traçados e por que é tão importante ter uma vida financeira saudável.

A internet é uma ótima ferramenta para conseguir renda extra, além de sites de desapego com OLX no qual você pode vender coisas que não usa mais, existem vários outras alternativas de obter renda extra. Aqui no blog também tem um artigo completo sobre esse assunto.

O que devo fazer com o dinheiro que poupei?

Depois de ter dado o primeiro passo e ter conseguido poupar algum dinheiro ou de ter conseguido uma renda extra, chegou a hora de fazer esse dinheiro trabalhar para você. Normalmente, a primeira coisa que devemos fazer com esse dinheiro é construir um reserva de emergência em um investimento de Renda Fixa. O investimento mais popular é o Tesouro Selic, um dos títulos do tesouro nacional. As pessoas procuram estes investimentos por serem eficientes (rendem mais que a poupança) e seguros.

Mas, como já falei aqui no blog antes, existem pessoas que vão ter medo de colocar seu dinheiro em aplicação que eles não conhecem, e com razão! Ninguém deveria investir em algo que não conhece.

Por isso, estudar antes sobre os tipos de investimentos disponíveis e como eles funcionam é o segundo passo a ser tomado para adquirir uma independência financeira saudável e sustentável. Enquanto isso, o dinheiro pode ficar na poupança, mas apenas até você se sentir confiante para realmente investir. É importante lembrar aqui que a rentabilidade da poupança é muito pequena e no longo prazo estaremos perdendo o poder de compra do nosso dinheiro (e sem ganhar nada por isso).

Quanto devo poupar?

Especialistas em finanças afirmam que poupar 10% do salário e investir com consistência esse dinheiro é o melhor caminho para alcançar a independência financeira. Algumas pessoas tentam acelerar esse processo economizando uma porcentagem maior do salário ou ganhando mais dinheiro. Porém, mais cedo ou mais tarde, ou investindo 10% ou mais, podemos chegar uma geração de renda suficiente para que possamos viver com aquela renda. E a melhor parte sobre as rendas provenientes dos investimentos é que o patrimônio que construímos no decorrer da nossa jornada continuará lá, o que vamos usufruir é dos rendimentos provenientes desse patrimônio. Essa renda será produzida pelo dinheiro trabalhando para nós e não o contrário.

Conclusão

Os primeiros passos são sempre os mais difíceis de serem tomados. Sair da zona de conforto e colocar um plano em ação é mais doloroso do que o próprio seguimento do plano. E com decorrer do tempo, vai ficando cada vez mais fácil e prazeroso realizar as etapas planejadas. Para atingir a independência financeira, poupar e investir são passos indispensáveis, mas, com o passar do tempo e com a experiência fica cada vez mais fácil.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Gostou do artigo de hoje? Já começou sua jornada ruma a independência financeira? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.