bank banking blue 50987

 

No artigo de hoje, iremos conhecer mais sobre as opções de contas correntes disponíveis no mercado brasileiro e aprender com um erro que cometi quando era estagiária.

O erro

Quando eu tinha 18 anos, comecei a estagiar em uma escola de Línguas Estrangeiras. Na época, ganhava 700 reais e gastava tudo em compras pela Internet e saídas com amigos. Para receber minha bolsa de estágio, a escola me informou que eles pagavam pelo banco Bradesco. Então, tive que fazer uma conta nesse instituição utilizando uma declaração de estágio.

Após sair do estágio, não me importei em fechar a conta no banco. O que não foi uma atitude muito sábia, mas como nunca tinha notado quanto pagava de tarifas bancárias antes, não me importei. Eu até tinha uma outra conta no Santander, mas era uma conta salário que não havia nenhuma tarifa e por isso, nunca tive problemas. Tempo depois, comecei a trabalhar em outro lugar que pagava com dinheiro físico, por isso não olhei mais para a conta do Bradesco.

Um ano depois, recebi uma carta em casa dizendo que eu estava devendo 200 reais para o Bradesco por acúmulo de taxas. Fiquei chocada ao descobrir isso. O pior era que eu não tinha o dinheiro para pagar essa conta. Desesperada, pedi ajuda para minha mãe e ela emprestou o dinheiro. Paguei o montante e encerrei a conta imediatamente.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Depois dessa experiência desconfortável, comecei a ler sobre os tipos de conta bancária e as taxas envolvidas nas transações. Logo descobri sobre alguns tipos de contas como: conta salário, conta de serviços essenciais e conta digital.

Todo mundo que deseja poupar mais e ficar longe dessas taxas absurdas cobradas pelos grandes bancos deve conhecer um pouco sobre essas contas. Por isso, falarei sobre elas aqui: 

Contas Correntes

Conta salário

A conta salário é uma conta que tem apenas o objetivo de receber salários, e serviços como aposentadoria e pensão. Por causa disso, outros serviços para essa opção de conta ficam bem limitados.  

Para ter uma conta salário é preciso haver um convênio banco-empresa que você trabalha. Ao criar essa conta, ela será exclusiva para receber pagamentos dessa empresa. Por essa razão, você não pode abrir uma conta salário por sua própria iniciativa, se a empresa que você trabalha não tem convênio com o banco. Porém, hoje em dia temos a possibilidade de fazer a portabilidade de nossa conta salário para outro banco que já temos conta. Para ativar essa portabilidade é só entrar em contato com seu banco.

Normalmente, as conta salários de bancos grandes, como Bradesco, Banco do Brasil e Itaú oferecem:

  • Cartão de débito
  • 5 saques mensais
  • 2 consultas de extratos mensais
  • 2 consultas de saldo mensais
  • pagamentos de títulos e boletos gratuitamente

 

Todas as transações que excederem esse número são cobradas individualmente. Essas cobranças podem variar de banco para banco.

Conta de serviços essenciais

O Banco Central do Brasil obriga a todos os bancos a terem uma conta que forneça um pacote de serviços gratuitos. Esses serviços essenciais são uma forma do Banco Central oferecer maior oportunidade de escolha para nós usuários dos bancos. Dentre esses serviços essenciais estão:

  • Cartão de débito
  • 4 saques mensais
  • 2 extratos mensais
  • 2 transferências para contas da próprio instituição (TED)
  • Consulta de saldo pela internet ilimitadas
  • 10 folhas de cheque

 

Para quem tem que utilizar conta corrente dos bancos grandes para o trabalho e ter mais serviços que a conta salário oferece, essa é uma das melhores opções. Claro que se você faz mais movimentações mensais que as oferecidas nessa conta, é sempre bom estudar os outros planos oferecidos pelo seu banco e encontrar o que melhor se adapta a suas necessidades.

Conta digital

Uma conta corrente que você faz 100% pela internet. O diferencial das contas correntes digitais é não ter as agências bancárias em seu auxílio. O que pode ser um ponto negativo para algumas pessoas, mas pessoalmente, vejo como um ponto positivo, pois normalmente quando vamos a agência perdemos muito tempo, e às vezes saímos insatisfeitos com o atendimento oferecido. A principal vantagem dessa conta é a ausência de tarifas para os serviços, que são feitos todos de forma digital. Aqui no blog, escrevi um artigo sobre minha experiência com o Banco Inter, um dos bancos mais inovadores da era digital. Mas, existem vários bancos digitais que você pode pesquisar e escolher o melhor para você. Os mais famosos são:

  • Banco Original (oferece pacote ilimitado, mas com uma taxa de R$ 9, 90 ao mês)
  • Agibank (possui limite de serviços gratuitos mensais de 4 saques, 4 DOCs, 4 boletos e TED ilimitada)

 

Para abrir uma conta digital, você só precisa baixar o aplicativo da instituição na qual você deseja utilizar e seguir o passo a passo do App. Depois de mandar sua solicitação e documentos, em alguns dias você já recebe uma resposta e pode começar a utilizar a conta corrente pelo App mesmo ou pelo internet banking. E ainda, o cartão de débito é mandado para sua casa pelo correio.

Conclusão

Pagar taxas bancárias não é mais uma obrigação do cidadão moderno. Quanto mais sabemos e pesquisamos sobre as opções bancárias disponíveis no mercado, mais podemos economizar e investir para o nosso futuro. As opções de conta salário, conta de serviços essenciais e conta digital são maneiras de você não ter experiência desagradáveis, como a que eu passei quando era estagiária, e ter mais controle sobre seu dinheiro.

Gostou do artigo de hoje? Já conhecia as contas correntes citadas aqui? Escreva sua opinião nos comentários abaixo!

Obrigada!  

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.