No artigo de hoje vou tentar responder as dúvidas da leitora Ivina Neres, que está começando sua trajetória financeira. A leitora quis saber qual é o melhor investimento Tesouro Direto ou Poupança. Ivina nos mandou essas cinco perguntas enumeradas abaixo, logo, esse artigo seguirá a ordem de cada pergunta.
Perguntas:
1 – Quais são as vantagens e desvantagens de investir no Tesouro Direto?
2 – É melhor investir no Tesouro ou guardar na poupança?
3 – Qual rende mais?
4 – Tem alguma diferença se eu tiver alguma meta a curto prazo e a longo prazo?
5 – No Tesouro e na poupança eu posso sacar todo o valor em caso de emergência ou não?
Para esclarecer essas dúvidas é necessário primeiramente explicar o que é o Tesouro Direto e o que é a poupança.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto são títulos de dívidas oferecidos pelo governo. Ele é considerado o investimento mais seguro do país.
Por que mais seguro?
Pense comigo, se investirmos em uma empresa e tudo der errado levando a empresa a fechar as portas (não existir mais), nós perderíamos aquele dinheiro investido. Agora, quando investimos no Tesouro Direto, a lógica é a mesma, se o país “fechar” (parar de existir) provavelmente perderíamos dinheiro. Agora pensem comigo, qual a probabilidade do Brasil deixar de existir? Bom, sempre há uma chance de haver um outro meteoro aniquilador, mas você entendeu meu ponto. As chances do país quebrar são quase zero.
Mas podemos pensar nas crises políticas que o país sofre por causa da corrupção etc. E se o governo usar o dinheiro que investimos no tesouro para financiar viagens de jatinho para a Suíça? Como já expliquei no artigo sobre a poupança, os maiores investidores do tesouro são os grandes bancos: Banco do Brasil, Caixa, Santander entre outros.
Esses bancos são usados pelas empresas para fazerem suas movimentações, incluindo o pagamento de seus funcionários. Logo, se o governo der um calote nos títulos do tesouro, os bancos não vão ter dinheiro para fazer as operações, por sua vez, as empresas não vão conseguir fazer suas próprias operações. Assim, ninguém poderia ser pago e as empresas iriam falir. Enfim, o país presenciaria um Apocalipse Zumbi Econômico. É por isso, que falamos que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro do país.
Mas ele pode ser mais seguro que a poupança?
Sim, senhor.
Como já expliquei, os bancos que oferecem as Cadernetas de Poupança investem no Tesouro Direto e usam esse lucro para pagar suas funcionalidades bancárias. Isso também explica a rentabilidade da poupança, para conseguir pagar os lucros mensais e ainda ganhar sobre isso, a poupança tem que render obrigatoriamente menos que o tesouro. O que é verdade: a poupança rende 70% da taxa Selic, uma das taxas atreladas ao Tesouro Direto.
Dentro do pacote do Tesouro Direto existem, basicamente, 3 opções: o Tesouro Prefixado, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.
Se você quiser saber mais sobre os produtos de Renda Fixa, fiz um post aqui no Blog falando sobre esses investimentos.
Tesouro Prefixado
Um investimento com uma taxa já definida na compra. Ou seja, você sabe qual valor irá receber quando resgatar seu título no vencimento. Existem títulos prefixados que variam entre 6% a 10% ao ano.
Segundo o site do tesouro, “esses títulos são indicados se você acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia (Selic).”
O valor mínimos para investir neste títulos é de 31 reais.
A tabela mostra um resumo das principais características do Tesouro Prefixado.
Título | Rendimento | Remuneração do título |
Tesouro Prefixado 20XX | Taxa Contratada | Somente no vencimento |
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20XX | Taxa Contratada | Semestral e no vencimento |
Fonte: Site Tesouro
Tesouro Selic
Esse título é indexado a taxa Selic (taxa mãe da economia). Ele é considerado um investimento de curto prazo, pois normalmente o Tesouro Selic tem vencimento de 5 anos.
Porém, a melhor parte neste caso é que ele tem liquidez diária, ao seja, o Tesouro Selic vai render um pouquinho todo o dia e na hora em que você precisar retirar seu dinheiro, você não terá perdas. Ele é o título mais indicado para reserva de emergência e para metas a curto prazo.
Atualmente, o valor mínimos para investir na Selic é de 99 reais.
A tabela mostra um resumo das principais características do Tesouro Selic.
Título | Rendimento | Remuneração do título |
Tesouro Selic 20XX | Selic + Taxa Contratada | No vencimento ou Antes |
Fonte: Site Tesouro
Tesouro IPCA
Título indexado a taxa de inflação, o Tesouro IPCA é considerado um investimento de longo prazo. Podemos encontrar títulos IPCA+ 2025, IPCA+ 2035, IPCA+ 2045, esse números indicam quando o título irá se vencer. Esses rendimentos são ganhos mesmo com a ação das duas taxas de impostos, o que explico melhor no artigo sobre renda fixa.
O Tesouro IPCA é o título que pode ser usado para metas como aposentadoria. Tanto o Tesouro Prefixados quanto o IPCA possuem a modalidade de Juros Semestrais. Isso quer dizer que a cada semestre (6 meses) o investidor receberá na conta da sua corretora a parte dos juros que ganhou neste período.
Mas, é importante saber que desse lucro ainda será descontado o imposto de renda. Com isso, se você não tiver precisando viver com a renda destes investimentos, é melhor esperar pelo vencimento para não sofrer com as tributações mais de uma vez.
No Tesouro IPCA, com 34 reais já se fazer um aporte inicial.
A tabela mostra um resumo das principais características do Tesouro IPCA.
Título | Rendimento | Remuneração do título |
Tesouro IPCA+ 20XX | IPCA + Taxa Contratada | Somente no vencimento |
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20XX | IPCA + Taxa Contratada | Semestral e no vencimento |
Fonte: Site Tesouro
No site do Tesouro Nacional, você pode encontrar informações atualizadas dos preços de cada título.
Poupança
A Caderneta de Poupança é um investimento oferecido pelas instituições financeiras do país. Para oferecer esse serviço, todos os bancos seguem a tabela de correção do Banco Central, isso faz com que a poupança tenha o mesmo rendimento não importa a instituição em que você invista.
Por decisão do Banco Central, a poupança tem o rendimento de 70% da taxa Selic. Porém, quando a taxa de juros do país está alta, isso significa que seu dinheiro está perdendo poder de compra, ou seja, com a mesma quantidade de dinheiro, você irá comprar menos coisas do que poderia antes.
Porém, um lado positivo é que a poupança é isenta de imposto de rende e de IOF (imposto sobre operações financeiras).
A rentabilidade de poupança é mensal, assim os rendimentos só são pagos no aniversário da poupança. Se você tirar antes do aniversário, não ganhará os rendimentos.
Desse modo, se você investiu no dia 16/11, só receberá os rendimentos no dia 16/12. Se tirar antes, não haverá rendimentos. Além disso, o Banco Central regula que as aplicações feitas nos dias 29, 30 e 31 do mês, terão a data de aniversário para o dia 1 do mês seguinte.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Sabendo isso, respondo as 5 perguntas da leitora:
1 – Quais são as vantagens e desvantagens de investir no Tesouro Direto?
Vantagens
Investimento mais seguro do país
Rende mais que a poupança
Opção de diversificação para cada meta
Liquidez diária (para o Tesouro Selic)
Opção de ganhar com a elevação da taxa de juros do país (tesouro IPCA)
Menos volatilidade que o mercado de Renda Variável
Desvantagens
Você tem que abrir uma conta na corretora para investir
O dinheiro está na sua conta em D + 1. (Ou seja, se você resgatar hoje, ele só estará disponível na sua conta no dia seguinte)
No longo prazo, pode render menos do que o mercado de Renda Variável
Explico mais sobre Renda Variável nesse artigo aqui.
2 – É melhor investir no Tesouro ou guardar na poupança?
Tudo depende do tipo de investimento com o qual você se sente mais confortável. Porém, levando em conta a rentabilidade, o tesouro é o melhor lugar.
A poupança tem a vantagem de contar com o saque imediato no cartão de débito (no Tesouro, se resgatar hoje, só receberá amanhã), mas esse saque for antes do aniversário da poupança, seu dinheiro terá zero rendimentos. Ao passo que no Tesouro Selic, sua rentabilidade é diária, e o resgate contempla também seus lucros.
3 – Qual rende mais?
O Tesouro Direto rende mais, pois vimos que a poupança só rende 70% da taxa Selic.
4 – Tem alguma diferença se eu tiver alguma meta a curto prazo e a longo prazo?
A grande vantagem do Tesouro Direto neste quesito é que ele fornece várias opções de investimento em sua plataforma.
O Tesouro Selic é direcionado para metas de curto prazo e reservas de emergência.
O Tesouro IPCA para metas de longo prazo.
E os títulos com Juros Semestrais para quem já está aposentado ou vivendo de renda.
5 – No Tesouro e na poupança eu posso sacar todo o valor em caso de emergência ou não?
No Tesouro Selic e na poupança você pode resgatar todo o valor investido sem perder nada do montante inicial. Para os Tesouros IPCA e Pré-fixados, você deve esperar até o vencimento do título. Se não, poderá perder dinheiro.
No Tesouro Selic, você terá a rentabilidade diária, mas o dinheiro estará na sua mão no próximo dia útil. Na poupança, o dinheiro estará na sua mão imediatamente, porém com risco de não ter rendido nada.
Conclusão
Não existe o melhor investimento, existe o investimento mais adequado para suas metas e sua situação financeira. Mesmo assim, é importante conhecer novas formas de investimento e como elas podem nos ajudar em nossa jornada financeira.
Quando estamos começando, é importante simplificar um pouco. Pensando nisso, escrevi um artigo sobre uma abordagem mais simples para as finanças pessoais.
Gostou do artigo? Comente suas dúvidas aqui embaixo. Ficarei feliz em responder.
Obrigada!