FOF: quando vale a pena investir nesse ativo?

 

Os fundos de fundos são parte importante do mercado de Fundos Imobiliários. No artigo de hoje vamos ver quais são as maiores características desses ativos.

FOF: quando vale a pena investir nesse ativo?

FOFs (Funds of funds) são fundos imobiliários que compram e vendem cotas de outros FIIs em busca de lucros. Eles são os FIIs mais diversificados do mercado pois não se focam apenas em um setor. Assim, um FOF pode comprar cotas de FIIs de shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, fundos de papel, etc.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Características dos FOFs

Por essa grande diversificação, os FOFs são os mais procurados por investidores iniciantes que querem começar a se expor aos mercado de FIIs mas correndo pouco risco. Isso ocorre pois quando você compra uma cota de um FOF você vai está comprando 30, 40 fundos imobiliários diferentes. Essa diversificação diminui o risco de vacância física e financeira.

Desvantagens dos FOFs

A grande desvantagem dos FOFs é a mesma desvantagem de qualquer fundo de gestão profissional. Podem haver erros de análise e o FOF pode perder dinheiro comprando um ativo que não teve um rendimento interessante ou não se valorizou na bolsa de valores. 

Além disso, o mercado de FIIs é um pouco pequeno se comparado com o mercado de ações, logo as escolhas dos gestores de FOF serão um pouco limitadas. Essa desvantagem tende a diminuir com o tempo, quando o mercado ficar maior, como podemos ver com os REITs nos Estados Unidos.

Outro ponto importante a se observar é que quando se compra um FOF está pagando duas vezes mais taxas de administração, pois existem as taxas dos FIIs comprados e as taxas do FOF em si. Dessa forma, se o gestor não realizar lucros significativos com a compra e venda de ativos, o FOF acaba perdendo para a performance do mercado

Quando é interessante investir em FOFs

Existem duas ocasiões quando investir em FOFs pode ser interessante. 

A primeira é quando existe um grande desconto entre o valor negociado em bolsa e o valor patrimonial do ativo. O P/VP (Preço/Valor patrimonial) dos FOFs mostram quanto de discrepância existe entre o preço do FOF e o preço de todos os FIIs que ele investem. Geralmente, P/VPs de 0,60 para baixo já é um bom desconto para o FOF. Mas isso vai variar de fundo para fundo.

Outra ocasião é quando o gestor do FOF consegue gerar de valor mais do que a taxa de administração. Geralmente, as taxas de administração de FOFs giram em torno de 1% ao ano. Se a gestão comprar e vender cotas e gerar mais do que 1% ano ano de lucro, talvez aquele FOF seja interessante de se investir.

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.