Interior de um shopping

Como analisar FIIs de shopping?

Fundos Imobiliários (FIIs) de shopping centers têm operações específicas do setor de varejo. No artigo de hoje vamos conhecer algumas dessas operações para analisar melhor esses fundos.

Como analisar FIIs de shopping? 

FIIs de shoppings tiram sua renda de basicamente dois lugares: estacionamento e lojas.

Estacionamento fica fácil de entender. O fluxo de carros que entra e sai do shopping, criando a receita com o pagamento da taxa de estacionamento.

A receita das lojas têm uma variação maior. Ela vai depender dos tipos de loja que formam o mix (ou o conjunto de lojas) do shopping. 

Os tipos de lojas são:

Âncoras

As lojas âncoras são as maiores do shopping. Elas são normalmente aquelas grandes redes varejistas, como Riachuelo, C&A, etc.

Essas lojas chamam pessoas para o shopping, fazendo com que o movimento seja maior. Elas sabem a importância que têm para o faturamento do shopping, por isso que as lojas âncoras pagam o aluguel mais barato por metro quadrado que as outras.

Megalojas 

As megalojas são menores do que as âncoras, mas ainda ocupam grandes espaços. Elas são um intermediário entre lojas âncoras e as lojas menores (satélites).

Elas são formatadas por sapatarias grande, restaurantes mais sofisticados, e aquelas grandes áreas que o shopping possui.

Satélites

As lojas satélites são aquelas menores que ficam espalhadas por todo o shopping. Elas são lojas de roupas de marca, jóias, perfumaria, etc. 

As lojas satélites são muito importantes para a receita do shopping, pois elas pagam os maiores aluguéis. O pensamento é: embora as pessoas vão aos shoppings por causa das lojas âncoras, as satélites realizam as vendas mais caras. 

Quiosques

Outro importante componente do mix dos shoppings são os quiosques. Por estarem no meio do corredor e serem mais visíveis para as pessoas passeando no shopping, os quiosques que pagam o maior aluguel. 

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Operações de shoppings

Por terem uma diversificação de inquilinos muito grande, uma operação de shopping saudável não costuma ter vacância maior que 10%. É importante que o mix tenha lojas âncoras para garantir o fluxo de pessoas, e lojas satélites para ter uma receita interessante.

 Conclusão 

Essas foram as principais  informações para analisar operações de FIIs de shopping. Entender como o negócio funciona é primordial para entender como o fundo garante sua renda.

Aqui no blog também temos um artigo falando 7 fatos sobre o VISC11

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.