Teclas de computador formando a palavra beta

 

No mercado de capitais existem vários termos que nos ajudam a entender cada investimento. No artigo de hoje vamos saber o que é beta e o que significa uma ação com beta elevado. 

O que é beta em investimentos?

O beta na bolsa de valores indica a volatilidade de uma ação; ou seja, como uma ação responde ao movimento do mercado. Assim, quanto maior o beta mais oscilações essa ação tem.

A média geral do mercado consiste em um beta de 1.0. Se a ação tem menos volatilidade que o mercado em geral, seu beta é menor que 1.0, caso contrário, uma ação que tem maiores variações de preço é indicada por um beta maior que 1.0.

No exemplo abaixo podemos ver um ativo com um beta elevado (verde) e um ativo com um beta menor (amarelo). Neste caso, o índice de referência, também conhecido como benchmark, é o S&P 500.

Beta elevado

Ações com um beta elevado costumam ser mais arriscadas, justamente pelas mudanças bruscas de preço. Porém, se bem escolhidas, podem gerar um grande retorno também.

Alfa × Beta

Diferente do beta, o alfa em investimentos mede a performance de uma ação comparada à um indicador de referência (benchmark). Para medir o alfa de uma ação brasileira, podemos usar como benchmark o índice do mercado acionário brasileiro: o Ibovespa. O excesso de retorno da ação em relação ao retorno do índice de referência é o alfa da ação. Assim com o beta, ele pode ser tanto positivo quanto negativo.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Índice beta

No mercado nacional existe o Índice S&P/B3 Beta Elevado que mede o desempenho das ações brasileiras com maior sensibilidade às mudanças do mercado. O índice avalia o beta de cada ação individualmente.

O gráfico abaixo mostra a distribuição por setores desse índice com dados de novembro de 2019.

Beta elevado

Fonte: SP índices

Conclusão 

O beta indica a volatilidade do ativo. Quanto maior o beta mais risco estaremos tomando naquele investimento. Esse indicador se diferencia do alfa, pois este mede a performance de um ativo.

Um bom livro para quem quer entender um pouco mais sobre os termos do mercado acionário é o Guia Suno Dividendos. Uma obra simples e direta mostrando quais são os principais conhecimentos para entrar no mercado e fazer as melhores escolhas.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.