Uma das estratégias usadas por muitos investidores é investir passivamente em apenas um ETF que cubra diversos tipos de mercado. Um dos ETFs mais famosos para essa estratégia é o VT, o fundo da Vanguard que investe no mundo inteiro.
ETF VT: o fundo mais diversificado do mundo?
O VT é o ETF de ações que investe tanto nas grandes empresas do mundo, quanto nas de pequeno e médio porte. Ele também investe em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido, e em países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e México.
A taxa de administração do fundo da Vanguard é de 0,07%, uma taxa muito baixa para um fundo que tem tanta diversificação. Para termos ideia, o VT possui mais de 9 mil empresas em sua composição, especificamente 9389. Apesar da grande diversificação, 60% do portfólio do VT são empresas americanas, principalmente empresas dentro do S&P 500.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
O VT é muito comprado com o VTI, fundo que investe em todas as ações dos Estados Unidos. Assim, ele é 100% focado no mercado americano, e possui bem menos empresas do que o VT, em torno de 4 mil ações.
O VT segue o índice FTSE Global All Cap que basicamente tenta seguir o mercado global. O índice é bem dividido em setores, tendo 21% do seu peso em empresas de tecnologia, 14% no setor financeiro, também 14% em produtos não essenciais, e o resto do índice é dividido entre outros setores da economia.
Comparando índices
Comparando o VT com um ETF que segue o índice padrão dos Estados Unidos. Podemos ver que nos últimos 10 anos, o mercado americano se saiu melhor no seu desempenho. Mas isso aconteceu em grande parte, devido ao grande crescimento do mercado de tecnologia americano. E como sempre, é bom lembrar que crescimento passado não é garantia de crescimento futuro. Logo, para quem quer uma exposição global, é preciso ficar de olho no VT nos próximos anos.