Educação financeira como começar

O começo para todas as mudanças na vida é a educação. Na vida financeira não poderia ser diferente, a educação financeira é o primeiro passo que devemos dar para tomar as rédeas das nossas finanças e nunca mais se preocupar com a falta de dinheiro. Neste artigo, vamos falar quais são os primeiros passos para começar sua jornada de aprendizado financeiro.

Educação Financeira – como começar

Quem acompanha o blog a algum tempo sabe que, na minha opinião, os livros são os instrumentos mais importante para mudar nossas vidas. Falo isso pois, antes de ler meu primeiro livro sobre educação financeira, que foi Pai Rico, Pai Pobre, nunca havia pensado muito sobre minha relação com o dinheiro e como eu o administrava.

Além disso, pouco falamos sobre dinheiro no nosso meio familiar. E se falamos é para dizemos que a situação está difícil, de que isso e aqui está caro, e etc.

Primeiro passo

O primeiro passo para mudar essa situação é entender que o dinheiro é uma ferramenta que nos permite fazer coisa. Afinal, nós precisamos de dinheiro nosso dia a dia para nos locomovermos, nos alimentarmos e etc. Ao entendermos que o dinheiro é uma ferramenta, nos despimos de todas as crenças limitantes que nos prendem onde estamos. E a partir desse momento podemos criar curiosidade para saber como dominar essa ferramenta.

Segundo passo

Criar conhecimento sobre finanças pessoais é o segundo passo, pois com o conhecimento podemos começar a mudar nossas ações. Normalmente, gosto de ler livros e blogs de finanças para aprender, mas o conhecimento não está apenas nesses suportes, também podemos acessar cursos online, vídeos no YouTube, Podcasts e muito mais. A internet é uma rica fonte de conhecimento, se soubermos onde procurar.

Como gosto de livros, deixo aqui a lista dos melhores livros para aprender a lidar com o dinheiro:

Já na primeira leitura de qualquer um desses livros, um pequena mudança no nosso modo de pensar sobre o dinheiro já começa a ocorrer.

Nessa fase, começamos a ver o valor do nosso dinheiro e como gastar de forma mais eficiente e poupar uma parte do nosso salário todo mês é indispensável para ter uma vida mais livre.

Terceiro passo

O terceiro passo é pesquisar sobre investimentos. Esse terceiro passo deve e vai acontecer juntamente com o segundo, pois quando começamos a aprender sobre o dinheiro, automaticamente criamos a vontade de saber como multiplicá-lo.

No nosso quotidiano, estamos acostumados apenas com a caderneta de poupança e não pensamos muito se ela é ou não a melhor opção. E para muitas pessoas, a poupança parece ser a única opção.

Mas, quando entendemos que existem várias opções de investimentos diferente e muito mais eficiente apenas esperando para serem usados, o jogo muda. Os termos Renda Fixa e Renda Variável são indispensáveis para todos que queriam fazer o dinheiro trabalhar para eles.

Além disso, os juros compostos também farão parte do vocabulário de qualquer pessoa que queira criar um patrimônio sólido e robusto.

Mais um ponto para ser adicionado é que o estudo nunca deve parar, pois a educação financeira é uma disciplina para toda a vida. E a cada ano, nossa habilidade de adquirir e administrar nosso dinheiro vai melhorando.

Conclusão

Nesse artigo vimos que a educação financeira começa em nossas vidas quando: 1 – entendemos que o dinheiro é uma ferramenta que nos permite fazer coisas; 2 – adquirimos conhecimento sobre o dinheiro, como ele funciona e como administrá-lo; e 3 – estudamos sobre os tipos de investimentos que temos à nossa disposição para multiplicar nosso dinheiro.

Gostou do artigo de hoje? Já havia pensado sobre a educação financeira? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.