O artigo de hoje vai falar de um tema polêmico: A poupança vale a pena mesmo?
E então, a poupança vale a pena?
Todas as críticas que fazem sobre poupança estão certas, MAS ela também pode ser uma boa saída para aquelas pessoas que estão começando sua jornada financeira (em qualquer idade).
Falo isso, pois antes de começar a investir temos alguns medos, e nos fazemos perguntas como: o governo poderia pegar meu dinheiro?, e a Instabilidade do país?, eu poderia perder minhas economias?, e se eu precisar de dinheiro para uma emergência?
Esses são medos válidos pois ainda não conhecemos bem o mercado financeiro, porém eles não podem nos impedir de poupar dinheiro.
Tendo em vista esses medos, a poupança é um lugar onde os brasileiros conhecem e têm confiança. E olhando por esse lado, é SIM um bom lugar para começar a guardar seu dinheiro mensalmente até você obter mais conhecimento sobre investimentos em Renda Fixa e Renda Variável.
Fiz um artigo completo sobre Renda Fixa aqui no Blog.
E outro, também, sobre Renda Variável.
Outras alternativas
Apesar de concordar que a poupança é um bom lugar para começar, o investidor deve ter em mente que ela é apenas um lugar temporário que ele depositará seu dinheiro até ter mais conhecimento sobre investimentos seguros e com boa liquidez, como CDBs de liquidez diária e o Tesouro Selic. Ambos investimentos rendem mais que a poupança e são tão seguros quanto.
Também tem artigo aqui no blog comparando o Tesouro Direto com a Poupança.
Os Títulos Públicos, como o Tesouro Selic, são considerados o investimento mais seguro do país, pois seu pagador, o governo, pode imprimir mais papel moeda para pagar as dívidas, apesar de isso gerar inflação, as dívidas sempre são pagas.
Além disso, os grandes bancos são os principais investidores dos Títulos Públicos, ou seja, se o governo não pagar suas dívidas todos os cidadãos seriam afetados, não apenas aos investidores do Tesouro.
Desse modo, os investidores iniciantes devem se preocupar com duas coisas: (1) poupar mensalmente uma parte do salário colocando ele em um investimento (pode ser a poupança); e (2) procurar conhecer o mercado financeiro para ganhar confiança em suas escolhas.
Quando conhecemos algo, entendemos os prós e contras.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Conclusão
Para finalizar, os dizeres BUSQUEM CONHECIMENTO nunca foram tão verdadeiros e importantes. Hoje em dia, a internet está cheia de conhecimento de qualidade e muita vezes gratuitos que podemos acessar? Sugiro também a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre. Esse é um livro bem gostoso de ler e proporciona uma mudança incrível no nosso modo de pensar sobre o dinheiro.
Gostou do artigo? Comente suas dúvidas aqui embaixo. Ficarei feliz em responder.
Obrigada!