Um caderno com uma lista de atividade para serem feitas

A crise do coronavírus está nos permitindo ficar mais tempo em casa. Podemos olhar para esse momento como uma oportunidade para parar e nos concentrar em nosso desenvolvimento pessoal. Por isso, passarei 22 atividades para tornar sua quarentena mais produtiva.

Como ser mais produtivo na quarentena

1 – Leia um livro que você estava colocando de lado

Esse pode ser o tempo sagrado que você precisava para ler aquele livro super importante ou aquele que você queria muito ler. 

Como exemplo, eu estava colocando de lado por muito tempo O Investidor Inteligente do Ben Graham, que é considerado o livro mais importante do value investing. Pois bem, chegou a hora de lê-lo.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

2 –  Escreva um diário

Escreva seus pensamentos em um caderninho. Além de aliviar as ansiedades, como a autora Julia Cameron sugere, você ainda pode usar seu diário como um banco de ideias, ou até mesmo escrever sua gratidão pelas coisas ou acontecimento do dia a dia.

Escrever é a melhor forma de organizar seus pensamentos.

3- Faça Yoga

Atividades físicas são essenciais para manter nossa cabeça sã nesses períodos difíceis. Praticar Yoga não demanda muito espaço físico, não irrita os vizinhos e você ainda melhora seu foco. Esse é um exercício de corpo e de mente. E o melhor: você pode encontrar ótimos vídeos de graça no YouTube. 

4 – Faça alguma atividade física com seu/sua companheiro(a)

Se você estiver de quarentena com seu/sua parceiro(a) aproveite para se conectar e fazer atividades físicas juntos. Dentre essas você pode escolher zumba, aeróbica, acroyoga, etc.

5 – Estude uma língua estrangeira

Estudo uma língua que você quer ficar fluente, você pode se utilizar de vídeos no YouTube ou até aplicativos, como o Duolingo.

6 – Comece um blog

Por experiência própria, ter um blog é um aprendizado incrível. Além de você ter a chance de aprender ensinando, você ainda pode monetizar seu blog para fazer renda extra. Ou quem sabe, para transformá-lo em seu emprego oficial.

Escreva sobre o que você ama.

7 – Comece um canal no YouTube

O YouTube também é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades comunicativas e de aprender, ensinando. Além da visibilidade de monetizar seu canal e fazer contatos com pessoas que se interessam pelos menos assuntos que você.

8 – Faça um jardim

Cultivar um jardim é um experiência incrível. É uma atividade relaxante e você não precisa gastar muito tempo.

Mais ainda, você pode economizar dinheiro plantando plantas comestíveis, como cebolinha, coentro, manjericão, hortelã, etc.

Como moro em apartamento, fiz vasos de garrafa pet para plantar minhas hortaliças. 

9 – Aprenda receitas novas

Aprender a cozinhar vai te fazer economizar muito em delivery. Qualquer receita que imaginarmos podem ser encontradas na internet, principalmente no YouTube. 

Você vai está se distraindo com uma atividade relaxante e ainda vai aprender cozinhar pratos gostosos. 

10- Faça um club de leitura com seu/sua companheiro(a)

Tente não fazer tudo sozinho(a). Ter alguém para conversar sobre um assunto é uma oportunidade de enriquecer nossa mente. 

Estão escolha leituras interessantes para fazer junto com seu/sua companheiro(a). Podendo estas serem posts de um blog, matéria de jornal, enfim, algo curto e interessante.

11 – Costure máscaras

Especialistas afirmam que a crise vai durar algum tempo, logo vamos precisar de máscaras para ir ao supermercado ou farmácias.

Uma maneira de se proteger e não gastar dinheiro é fazer suas próprias máscaras. Existem vários vídeos ensinando o caminho das pedras. Você se protege e ainda adquire uma habilidade nova.

12 – Arrume o armário

Está na hora de enfrentar aquele armário cheio de coisas e fazer um desapego como o que você não usa mais. Além de deixar sua casa menos abarrotada, ainda é um exercício de desapego.

13 – Faça um curso online

Várias plataformas de educação estão disponibilizando cursos online gratuitos, você pode dar uma turbinada em seu currículo durante esses meses. Algumas dessas plataformas são: open university, fundação bradesco, Santander Universidades, etc.

14 – Atualize seu currículo

Aproveite que você está fazendo cursos e atualize seu currículo. Dessa forma fica mais fácil enviar para novas empresas quando você precisar.

15- Comece a investir

Se você ainda não começou, comece a investir. Esse é um dos maiores presentes que você pode dar para seu eu do futuro.

Temos um artigo aqui no blog sobre investimentos bons para iniciantes.

Se você já investe, procure estudar nossos tipos de investimentos, como fundos imobiliários e ações.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

16- Ouça Podcasts interessantes

Podcasts são a melhor forma de consumir conteúdo  em áudio. Eles são ótimos para ouvir durante a faxina ou enquanto você relaxa no sofá. Também temos um artigo aqui sobre o melhor podcast para se escutar na quarentena.

17 – Faça meditação 

Outra forma de relaxar é através de meditação. Eu pessoalmente não acreditava muito nessa prática, mas baixei um aplicativo de meditação e minha ansiedade diminuiu muito. Tente encontrar um aplicativo que você gosta, como o HeadSpace, Calm e outros.

18 – Atualize seus planos para o futuro

Sente-se e aprimore e atualize suas metas para o futuro. Essa atividade é muito importante para enxergar sua vida no longo prazo.

19 – Resgate o contato com seus familiares e amigos

Ligue para seus familiares e amigos distantes. Esse contato vai tanto alegrar você quanto as pessoas que receberem a ligação. 

20 – Aprenda a tocar um instrumento

Descubra um instrumento que você goste e comece a tocar. A música nos ajuda a relaxar e ainda envolve conhecimentos que nos ajudam em outras áreas. 

21 – Faça uma rotina

Coloque sua rotina no papel e cole ela em um lugar visível. Isso vai fazer com que você lembre do que planejou.

22 – Reduza seu consumo de redes sociais

Uma das formas de reduzir a ansiedade é diminuindo as mídias sociais. Ficar atualizado em quantas pessoas morreram hoje em sua cidade só vai lhe deixar depressivo. Logo, tente ser mais seletivo no que você consome.

Conclusão 

Não sabemos quanto tempo vamos ter que ficar em casa devido a pandemia causada pelo coronavírus, logo é importante se manter produtivo e usar esse tempo de clausura da melhor maneira possível.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.