Pagar taxas bancárias é uma das piores maneiras de gastar dinheiro. No artigo de hoje, vamos falar sobre como não pagar taxas de transferência no banco de maneira simples.
Como não pagar taxas de transferência no banco
A mais de 3 anos sou usuária de bancos digitais, mas em alguns momentos tive que abrir contas em bancos grandes. Os bancos digitais, em sua maioria, não cobram taxa de transferências, os chamados TEDs e DOCs.
O TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma transferência bancária ilimitada, ou seja, você pode transferir qualquer valor e o dinheiro chega no mesmo dia na outra conta.
Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é uma transferência bancária limitada a R$ 4.999,99 e demora de 1 a 2 dias para a chegada do dinheiro.
Os bancos grandes cobram taxas quando vamos fazer transferência de uma conta para outra. Quando a transferência é feita em contas do mesmo banco não é cobrada a taxa, dependendo do tipo de conta que somos cadastrados no banco.
Para transferir dinheiro de um banco grande para uma conta digital, normalmente se paga um DOC, que dependendo do banco varia por volta de 10 reais. Entretanto, não existe um valor fixo para cada tipo de transferência e cada banco pode decidir qual valor cobrar.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Porém, existe uma maneira de não pagar essa quantia.
Para fazer essa transferência de forma gratuita, é só fazer um boleto com o valor que você quer transferir e pagar como se fosse uma conta.
A maioria dos bancos digitais fornecem serviços de geração de boletos de pagamento. E no App dos bancos grandes, esse pagamento pode ser feito de forma gratuita.
Você não precisa nem imprimir o boleto. No aplicativo do Banco do Brasil, Santander e Bradesco tem a opção de pagar uma conta apenas copiando o número em cima do código de barras. Não chequei em todos os bancos grandes, mas acredito que na maioria oferece essa funcionalidade.
Dependendo do seu banco digital, o dinheiro vai estar em sua conta em 1 ou 2 dias úteis. Essa é uma maneira de não pagar as taxas absurdas de transferência cobradas pelos grandes bancos.
Contas de serviços essenciais
Lembrando também que é possível fazer uma conta com os serviços essenciais em grandes bancos. Essas contas não cobram taxa de manutenção e oferecem alguns serviços gratuitos que o Banco Central define como essenciais, como:
- Fornecimento de cartão com função débito;
- Realização de 4 saques por mês;
- Realização de 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês;
- Fornecimento de 2 extratos mensais;
- Realização de consultas de saldo ilimitadas pela internet;
- Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos de forma ilimitada, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
Todas essas informações podem ser encontrados no site do Banco Central.
Quando realizamos alguma transação a mais é cobrada uma taxa que vai variar de banco para banco.
Conclusão
Fazer transferências através de boletos é uma forma simples e prática de não pagar taxas bancárias de TED e DOC. Além de serem abusivas, essas taxas não melhoram em nada o serviço de transferência, que é feito de forma gratuita pelos bancos digitais.
Gostou do artigo de hoje? Aprendeu como não pagar taxas de transferência no banco? Comente aqui embaixo!
Obrigada.