blg 2

 

Os ETFs são investimentos muito utilizados por investidores pois oferecem muita diversificação em apenas um ativo. No artigo de hoje, vamos saber mais sobre o BOVA11, um dos ETFs mais populares da bolsa.

Tudo sobre o ETF BOVA11

O principal objetivo do BOVA11 é refletir o índice Ibovespa, o principal índice do mercado brasileiro. Para isso, ele investe em ações das maiores empresas brasileiras, como a Vale, a Petrobrás, o Itaú, o Bradesco, a Ambev e outras.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Logo, o fundo reflete praticamente a economia brasileira, se beneficiando do crescimento dessas empresas maduras. 

Como todo o ETF, o BOVA11 possui uma taxa de administração, que serve para pagar a equipe que opera o fundo. Atualmente essa taxa é de 0,30% ao ano sobre o patrimônio do fundo. No passado, essa taxa era de 0,54%, mas devido a concorrência do mercado, principalmente de fundos que também seguem o Ibovespa, como o XBOV11, BOVV11, a taxa de administração do BOVA11 desceu para 0,30%.

Por causa da atualização do índice Ibovespa, a composição do BOVA11 muda a cada quatro meses, fazendo com que o peso dessas ações que compõem o índice também mudem.

Performance do BOVA11

Se observarmos a performance do BOVA11 com relação ao Ibovespa nos últimos 10 anos, podemos ver como o ETF se saiu em seguir o índice.

blg 5

Segundo o gráfico retirado no site da Black Rock Brasil, que é a gestora do fundo, podemos ver que no período de 10 anos, o BOVA11 valorizou um pouco menos do que o Ibovespa. O gráfico leva em conta a valorização do índice e o reinvestimento de todos os proventos recebidos. Assim, se tivéssemos investido 10.000 reais em BOVA11 ou se esse dinheiro fosse investido diretamente nas empresas do Ibovespa, o dinheiro investido diretamente nas ações teria se valorizado mais.

Mas será que isso é uma performance ruim? Para sabermos mais precisamos comparar o BOVA11 com os outros ETFs que seguem o Ibovespa, o VBOV11, e o BOVV11.

blg 6

Nos últimos 5 anos, a performance desses ETFs não foi muito diferente. Com a comparação podemos ver que nos últimos, o BOVA11 foi um pouco melhor do que o XBOV11, mas perdeu para o BOVV11 concorrentes. Logo, neste período de 5 anos, quem investiu em BOVV11 conseguiu um retorno um pouco melhor do que quem investiu no BOVA11.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.