buildings clear sky exterior 374023

 

O artigo de hoje é bem rápido e explicativo. Vamos discutir uma dúvida muito frequente dos investidores de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) iniciantes: o que significa o B no final de alguns tickers de FIIs?

FIIs: características

A maioria dos códigos de negociação do FIIs é composto por 4 letras e o número 11 no final. Alguns exemplos são o FFCI11, VISC11, MALL11 e outros. As letras representam o nome do FII e o 11 significa que ele pertence a classe de ativos fundos imobiliário. Mas você já deve ter visto alguns códigos de FIIs com um “B” no final, como o ATSA11B (CSHG Atrium Shopping Santo André) e o BMLC11B (BM Brascan Lajes Corporativas), isso indica que eles são negociados apenas no Mercado de Balcão.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

O Mercado de Balcão

O Mercado de Balcão é um segmento do mercado de capitais fora da Bolsa de Valores e regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Algumas corretoras oferecem a compra e venda de investimentos do Mercado de Balcão por meio do Home Broker, porém a cobrança de taxas pode ser diferente dos investimentos negociados na bolsa, por isso, é bom pesquisar antes de investir. Para outras corretoras que não oferecem esse serviço via Home Broker, temos que entrar em contato para fazer o pedido de compra. Por isso, dizemos que é um mercado descentralizado. Isso quer dizer que duas partes podem fazer uma negociação sem que necessariamente outros precisem saber. Além disso, o Mercado de Balcão sofre bem menos regulamentação do que o Mercado de Bolsa. Por essa razão, ele é um mercado indicado para os investidores mais experientes.

No mercado de FIIs, muitos ativos foram negociados primeiramente no Mercado de Balcão e depois buscaram se regulamentar mais criteriosamente para serem negociados em Bolsa. Esse é o caso do Vinci Shoppings (VISC11), ativo que foi iniciado em 2014 e em 2017 começou a ser negociado em Bolsa. No site de relações com o investidor do VISC11, podemos ver uma linha do tempo do fundo.

Visc timeline

Conclusão

Para o investidor iniciante, os FIIs listados em Bolsa são a melhor opção. Além da facilidade de negociação e transparência proporcionado pelo home broker, essa classe de FII sem o “B” possui uma disponibilidade de informações maior, devido aos informes mensais obrigatórios pela Bolsa de Valores e os relatórios gerenciais (não obrigatórios, mas bem vindos) que ilustram todos os processos que o fundo vem passando. A cada ano, o mercado de FIIs vai se profissionalizando mais e ficando mais rico em informações para o investidor, um avanço que traz melhoria para todos.

Todas as informações sobre os FIIs listando podem ser encontrados no site da Bolsa.

Gostou do artigo de hoje? Tem alguma dúvida sobre FIIs? Comente aqui embaixo e eu ficarei feliz em responder.

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.