Como analisar uma nova compra de FIIs

 

No artigo de hoje, vamos falar como analisar uma nova compra de FIIs e quais são as variáveis que cercam essa escolha.

Como analisar uma nova compra de FIIs

Ao longo de nossa vida como investidores, passamos por algumas fases. Na primeira, acumulamos o máximo de patrimônio que conseguimos, depois de conseguir montar um patrimônio sólido pensando em usufruir da renda produzida pelo patrimônio.

Para conseguir acumular capital rapidamente, temos que reinvestir os dividendos ganhos pelo FIIs que temos, mesmo se esse forem poucos centavos.

Investimos para acumular patrimônio de forma mais rápida, salvar nosso dinheiro da inflação e, como o passar dos anos, ampliar nosso poder de compra. Mas quando se reinveste os dividendos, temos que ter em mente que nem sempre precisamos comprar mais cotas do mesmo FII que nos forneceu o dividendo, mas sim, analisar qual a melhor oportunidade de compra daquele mês. E tentar sempre construir uma carteira de FIIs diversificada.

Fatores de análise

3 fatores importantes para se analisar um FII são:

  • Dividend Yield
  • P/VP
  • Qualidade da gestão

Apesar desse serem indicadores importantes, outros fatores também devem ser considerados para se ter uma melhor compreensão do FII que queremos comprar. Esses fatores são:

  • Fluxo de caixa
  • Qualidade dos imóveis
  • Duração dos contratos
  • Vacância

Esse momento de recompra de FIIs também pode ser um motivo para rever os FIIs que temos na carteira, observando se eles ainda possuem as características nos chamaram atenção no início. Ou mesmo, investir em um FII que ainda não temos na carteira.

Diversificação

Mas neste momento é preciso ficar de olho para não “pulverizar” a carteira comprando mais FIIs do que se pode acompanha. O recomendado para uma carteira bem diversificada é entre 13 a 20 FIIs, de setores e características distintas. Mais que isso fica muito trabalhoso acompanhar tudo.

A diversificação deve ser vista como uma forma de melhorar a eficácia dos nossos investimentos. Além disso, como falamos antes, uma carteira bem diversificada deve ter fundos de vários tipos, como os fundos de papel, fundos de tijolo e fundos de desenvolvimentos. E dentre os fundos de tijolo, devem ter um pouco de fundos de shoppings, fundos de lajes corporativas, fundos de galpões logísticos, e etc.

Uma carteira bem diversificada, além de ser eficaz, trás mais segurança para nós investidores em um momento de crise em algum setor da economia. E faz com que não perdemos o sono a noite.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão

No artigo de hoje explicamos quais são os fatores que devem ser observados na compra de novos FIIs para a carteira, observando a acumulação de patrimônio. Além disso, enfatizamos a importância da diversificação (entre 13 a 20) de uma carteira bem distribuída em setores e tipos de FIIs.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.