É melhor investir em fundos imobiliários ou imóveis ?

 

É melhor investir em fundos Imobiliários ou Imóveis? No artigo de hoje, separei algumas vantagens e desvantagens dos dois tipos de investimento.

É melhor investir em fundos Imobiliários ou Imóveis

A visão que coloco aqui nesse artigo é de uma investidora que vê os fundos imobiliários (FIIs) como um ótimo meio para a geração de renda passiva, além de sentir que eles são um investimento imobiliário mais prático e eficaz.

Começaremos nossa comparação pelos imóveis.

Imóveis

Um ponto positivo, que eu vejo, é que diferente dos FIIs, se você possui um imóvel, pode viver nele sem problemas. Pois você possui total direito a propriedade. Esse direito também vale para as decisões sobre o que fazer com aquele imóvel, no sentido de vender ou fazer alguma reforma que irá tornar ele mais atrativo para os locatários.

Entretanto, um dos pontos mais negativo de comprar um imóvel é a quantidade de dinheiro que você precisa desembolsar. Uma das casas mais simples custam por volta de 50 mil a 100 mil reais, dependendo da região. Para conseguir dinheiro para comprar um imóvel, uma pessoa assalariada duraria alguns anos para juntar esse montante.

Outro ponto negativo é falta de liquidez que imóveis possuem. Se ocorrer alguma emergência  e você precisar vender o imóvel, demora um tempo para encontrar um comprador e mais tempo ainda para receber o pagamento.

A diversificação também conta como um ponto negativo. Normalmente, quem tem um imóvel se expõe apenas a uma área da cidade e fica vítima da valorização ou não daquele bairro. Além disso, a diversificação dos inquilinos também é afetada, pois muitas vezes, a casa é alugada para apenas uma família. E em caso de não pagamento, toda sua renda extra fica afetada.

Outra dor de cabeça é fazer a gestão do imóvel,  lidar com a papelada e com a cobrança do aluguel dos inquilinos. Outra alternativa é contratar uma gestão profissional para cuidar do seu patrimônio, mas isso também tem um valor alto incluso.

FIIs

Agora que vimos as vantagens do investimento direto em imóveis, vamos fazer um contraponto com o investimento em FIIs.

Uma das grandes qualidades do FIIs é a oportunidade de entrar nesse mercado com pouco dinheiro. A maioria das cotas são negociadas por volta de 100 reais, em alguns casos, como o FLMA11, são negociadas a 3 reais.

Outra praticidade é o modo de se investir em FIIs. Eles são negociados na Bolsa de Valores e você pode ter acesso a eles através do home broker da sua corretora. Ou seja, todo o processo, desde a pesquisa até a compra do FII, é feita pela internet.

Essa facilidade também afeta a liquidez do investimento, ou seja, a capacidade dele de se transformar em dinheiro. Se algo der errado e você precisar vender suas cotas, em dois dias você já tem efetuado a venda e seu dinheiro já estará na conta da corretora.

Uma das características de investimentos imobiliários é a renda mensal. Os fundos imobiliário são obrigados a distribuir 95% da renda semestral. Isso faz com que os FIIs tenham os maiores dividendos do mercado, e esses proventos não sofrem nenhum desconto de impostos de renda.

Diversificação é outro ponto positivo. Ao comprar FIIs, estamos nos expomos a várias regiões do Brasil. Além disso, os imóveis que fazem parte os FIIs são de alta qualidade e distribuídos em vários setores da nossa economia, como lajes corporativas, shoppings, hotéis, galpões logísticos, agências bancárias, prédios educacionais e etc. Grande parte desses imóveis são alugados por várias empresas diferentes fazendo que a renda seja diversificada de forma mais segura.

Um dos pontos negativos dos FIIs é que mesmo você tendo uma porcentagem muito grande das cotas do seu FII, você não tem direito àquele imóvel. Ou seja, você não pode entrar lá e começar a morar.  

Outro ponto negativo é que a decisão sobre o que fazer com os imóveis (ou imóvel) do fundo, não será apenas sua. Diferente de ter um imóvel para alugar, cotistas dos FIIs devem votar em assembleias com outros cotistas caso queriam fazer alguma mudança no fundo. Isso também vale para fazer a mudança de administradores ou até a liquidação do fundo.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão

Hoje vimos os pontos negativos e positivos de investir em FIIs e diretamente em imóveis. Por minha visão de investidora, particularmente, acho os FIIs mais descomplicado de se investir e com várias vantagens com relação a comodidade e acúmulo de patrimônio.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.