Com a crescente popularidade do mercado de criptomoedas, o BITO, primeiro ETF de Bitcoin dos Estados Unidos foi lançado. O ETF teve seu IPO em outubro de 2021 pela gestora Proshares e tem como promessa investir no mercado futuro de Bitcoin. No artigo de hoje vamos falar mais sobre esse fundo.
Tudo sobre o ETF BITO
O BITO é negociado na bolsa de valores de Chicago, também conhecida como NYSE Arca.
Segundo a gestora, a maior vantagem do ETF é a compra e venda de Bitcoin sem precisar contar com corretoras de criptomoedas, que já têm históricos conhecidos de ataques de hackers.
O fundo tem uma taxa de administração de 0,95% ao ano, o que é um pouco mais cara do que os maiores fundos do mercado. E sua estratégia é bem mais complexa do que as dos ETFs que seguem o S&P 500. Além disso, a gestora prometeu dividendos a cada quatro meses, algo não muito comum para ativos que não geram renda, como o caso das criptomoedas.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
Mercado Futuro
O fundo investe no mercado futuro de Bitcoin, que é um pouco mais complexo do que o mercado padrão. Quando falamos de mercado futuro, estamos falando de compromissos de compra e venda de ativos no futuro. Esses compromisso são chamados de contratos futuros e eles são apostas que investidores fazem para tentar ganhar mais dinheiro no futuro do que agora.
Por exemplo, eu posso fazer compromisso de comprar 1 Bitcoin por 60 mil dólares daqui a 1 ano. Se chegarmos na data e o preço do Bitcoin estiver em 70 mil dólares, ainda posso garantir minha compra pelo preço de 60 mil dólares. É dessa forma que o mercado futuro funciona, e hoje em dia podemos fazer isso com soja, petróleo, ações, criptomoedas e muito mais.
Mas é fácil perceber que esse mercado é muito mais arriscado do que comprar e vender investimentos no mercado comum. Como ninguém sabe o futuro, não é possível prever se os preços vão aumentar ou diminuir. E como o Bitcoin é um ativo que sobre e desce seu preço muito rapidamente, e é tão suscetível a notícias ruins no mercado, é tudo uma questão de especulação.
Particularmente, devido ao preço mais alto na taxa de administração e os altos riscos envolvidos no mercado futuro, não considero o BITO como um ETF bom para a minha estratégia de Buy and Hold. Prefiro ter uma pequena exposição a Bitcoin, comprando a criptomoeda diretamente em uma corretora de criptomoedas e guardando a quantia em uma carteira digital.