scott graham OQMZwNd3ThU unsplash

Quando falamos de fundos de índices, o que buscamos é uma baixa taxa de administração e muita diversificação. Do lado da renda variável, ações e REITs, temos muitos ETFs americanos com baixíssimas taxas de administração e as maiores e melhores empresas americanas de todos os setores, mas com relação à renda fixa? 

Muitos investidores procuram uma exposição à renda fixa americana para balancear sua carteira, principalmente aqueles que querem ter metade em renda fixa e metade em renda variável. Mas existem mais de 509 ETFs de renda fixa no mercado americano, e precisamos escolher um que tenha boa diversificação de ativos e com uma taxa de administração camarada.

AGG – o maior ETF de renda fixa 

Quando se fala em ETFs de qualidade, gosto de investir nos maiores do mercado, pois eles são normalmente os mais diversificados e baratos. O maior ETF de renda fixa americano atualmente é o AGG. Ele tem uma taxa de administração de 0,05% e investe no mercado total de renda fixa americano. Esses ETFs investem bonds, que são os títulos de renda fixa. Os bonds são como empréstimos e, como aqui no Brasil, os títulos mais seguros são os emitidos pelo governo.

O AGG investe em mais de 10 mil títulos, focando nos chamados títulos High Grades, ou seja, em títulos de maior qualidade. Assim, grande parte da sua carteira está em títulos do governo americano, e as outras porcentagens são dos maiores bancos dos Estados Unidos, como o Bank of America, JP Morgan, Goldman Sachs, e outros.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

BND – o concorrente a altura

Em segundo lugar, vamos ter o ETF da Vanguard, gestora conhecida pelos menores preços do mercado. O BND tem a taxa de 0,04%, que é a menor do mercado e também se expõem ao mercado total de bonds americanos. 

A composição dele é muito parecida com o AGG, tendo mais de 10 mil bonds, sendo que 66% são títulos do governo americano, e o restante são de grandes empresas. 

Esses tipos de ETFs tendem a ser mais seguros pois eles não investem nos chamados “Junk Bonds” que são empréstimos de pequenas empresas. Normalmente, esse tipo de título paga maiores juros, mas eles também têm um risco grande de calote. 

Desse modo, quando investimos em AGG ou BND estamos adquirindo produtos de altíssima qualidade, e pouco risco. 

Distribuição

Uma característica interessante dos ETFs de renda fixa é que eles costumam pagar dividendos mensais. Assim, se investimos tanto em AGG ou em BND, vamos receber proventos todos os meses na nossa conta da corretora. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.