Muitas pessoas deixam de investir por medo de pagar imposto de renda. Mas o que temos que entender é que o imposto de renda só é cobrado nos nossos lucros, ou seja, estamos lucrando primeiro, ganhando dinheiro e apenas uma pequena parcela desse LUCRO, do dinheiro extra, está sendo taxado.
Quase todos os investimentos têm a cobrança do imposto de renda, tirando a poupança, no qual o rendimento é tão baixo que se tivesse alguma cobrança de imposto, não receberíamos praticamente nada.
Existem também as LCIs e LCAs (letras de crédito), que funcionam como empréstimos para realizar uma obra ou uma reforma. As letras de crédito têm a isenção do imposto de renda, pois essas são usadas como empréstimos para algum empreendimento que vai ter melhoria pública ou que tem parceria com o Estado. Assim, o governo isenta esses investimentos como uma forma de incentivar, e adquirir esse dinheiro de forma mais rápida para que a melhoria aconteça.
Existem também os investimentos na Bolsa de Valores, que também chamamos de renda variável. Esses investimentos são participações em empresas e imóveis que fornecem os lucros e aluguéis para nós investidores, na forma de dividendos. Quem só COMPRA esses tipos de investimentos, nunca precisa pagar imposto. Assim, conseguimos renda passiva nossa vida toda, sem ter a preocupação de pagar imposto sobre essa renda.
Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!
No caso, só precisamos pagar imposto em investimentos quando VENDEMOS eles. Se nunca vendermos e deixarmos nosso dinheiro trabalhando para nós, nunca teremos que nos preocupar em pagar nenhum imposto.