samantha gades BlIhVfXbi9s unsplash

Ser financeiramente independente significa que suas fontes de renda passiva podem pagar todas as suas contas.

Isso é simples, certo? Se você recebe dividendos de ações e FIIs, e esses dividendos podem pagar por seu estilo de vida, você é oficialmente independente do ponto de vista financeiro. Isso significa que você não precisa trabalhar para viver.

Na minha opinião, o minimalismo desempenha um papel importante na jornada de ser financeiramente independente. Se você não tiver muitas coisas para pagar, será livre muito mais rápido. Mas só você pode decidir quais são as coisas que são importantes para você. Se você é músico, por exemplo, ou simplesmente ama música, ter um piano pode ser uma coisa importante para você. Por outro lado, se você adora ler, ter livros ou um Kindle é o que o deixa feliz. A questão é: analise sua vida e veja o que realmente o faz feliz. As outras coisas provavelmente estão lhe atrapalhando na sua jornada rumo à independência financeira.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.