thought catalog 505eectW54k unsplash

Um dos hábitos mais valioso que aprendi na pandemia é escrever sobre meu dia e refletir sobre as ações feitas naquele período. Em inglês, esse hábito é chamado de journaling, ou simplesmente, escrever sobre sua rotina. 

O grande objetivo de escrever sobre seu dia é conseguir enxergar se as suas ações estão alinhadas com seus objetivos. Na maior parte do nosso dia, estamos no piloto automático, e fazemos coisas sem nem mesmo refletir, principalmente com relação aos nossos gastos. É tão mais fácil dizer sim aos amigos do trabalho e comprar um cookie na hora do almoço. Mas quando refletirmos sobre nossas ações ao final do dia, criamos a consciência que nossas pequenas escolhas importam. O autor e empresário Tim Ferriss fala muito sobre o ato de escrever para pensar.

Uma das modificações que temos do journaling para as finanças é manter uma tabela de controle financeiro.

Uma boa e velha tabela no Excel é a melhor ferramenta de controle financeiro, e você pode usar ela tanto para controlar seus gastos, quanto para contabilizar seus investimentos. Atualmente, como já tenho meus gastos sob controle, uso apenas a minha tabela financeira para acompanhar meus investimentos e criar metas anuais de poupança. Assim, a cada ano, coloco uma meta de dinheiro que quero ter no final do ano. Isso me ajuda a poupar mais quando preciso, ou pensar em outras técnicas para ganhar mais dinheiro. 

Anotar nosso progresso também nos ajuda a ter mais controle, já que como falamos no capítulo anterior, é uma das armas mais eficazes para a riqueza. Para usar a anotação ao nosso favor, por exemplo, para enxergar nossos gastos, precisamos colocá-los em uma tabela. Para arrumar de forma mais organizada, podemos fazer uma coluna de passivos, como as empresas fazem em seus documentos contábeis. Os passivos são todas as coisas que tiram dinheiro da gente, como a nossa conta de energia, internet, aluguel e gastos no cartão de crédito.

Veja os 10 passos para para ficar rico.

Passivos

Apresentacao sem titulo 1

Quando colocamos nossos passivos em uma tabela ou em uma folha de papel, podemos ver exatamente quanto estamos gastando mensalmente. É nesse momento que descobrimos qual é o nosso custo de vida e podemos fazer alguma coisa para mudar esses números. 

Cortar gastos é sempre mais fácil do que criar mais renda, por isso é bom começar por essa coluna. Um bom exercício para começar é cancelar algum serviço que você não usa com tanta frequência, como TV a cabo ou uma assinatura do Spotify. 

Outra maneira de começar agora a cortar seus gastos é pegar sua conta de internet ou do plano de saúde e ligar para tentar baixar o valor. Uma técnica bem eficaz é pedir para cancelar o serviço, logo de cara, e dizer que “as coisas estão difíceis”. Se a pessoa não der uma proposta menor do que você está pagando (o que normalmente acontece), apenas desligue a ligação antes de qualquer alteração seja feita. Para essas empresas, é bem mais caro conseguir outro cliente do que manter os clientes base, logo eles sempre terão condições melhores para oferecer. Faça o teste e você vai ver que é mais fácil do que imagina.

Mas, os passivos são apenas uma parte das nossas finanças, o dado mais importante são os dos ativos, ou seja, tudo aquilo que nos gera dinheiro. Também na mesma tabela podemos separar e contabilizar quanto os nossos ativos estão gerando para a gente. Se você ainda não começou a investir, pode colocar apenas o seu salário. Mas outros exemplos de ativos são ações, cotas de fundos imobiliários (FIIs), renda com YouTube, links afiliados na Amazon, trabalhos de renda extra, etc. 

Ativos

Apresentacao sem titulo 2

Os ativos são mais difíceis de serem criados pois exigem um trabalho maior. Você consegue ligar e cancelar um serviço que você está usando em minutos, mas para criar investimentos, por exemplo, temos que trabalhar, poupar e investir. Logo, mais etapas serão feitas, mais ativos têm o potencial de mudar nossa vida. Alguns ativos podem nos fornecer renda para sempre, e temos que fazer apenas um primeiro trabalho inicial, como é o caso dos investimentos. Logo, devemos direcionar nosso tempo para a produção de ativos.

Em nossa tabela mostrada acima, temos várias opções de ativos, o mais comum é o nosso salário, mas também podemos usar nosso cartão de crédito para gerar renda na forma de cashback. Procurar cartões com alguma vantagem é sempre uma forma de se beneficiar da concorrência entre as empresas financeiras. Além disso, devemos evitar cartões que tenham anuidade. Existem alguns cartões que possuem uma anuidade mas que oferecem muitos benefícios. No entanto, a regra de bolso é que se você gastar menos de 5 mil reais por mês, procure um cartão sem anuidade e com cashback. Não acho interessante listar os melhores cartões aqui, pois eles estão sempre mudando. Mas uma pesquisa rápida por “Melhores cartões de crédito [ANO]” é suficiente para você ter bastante informações e escolher o melhor.

Os investimentos são os ativos mais importantes, pois eles são considerados renda passiva. Assim, você faz o trabalho apenas uma vez, e colhe os benefícios desse trabalho por toda a sua vida. Por isso é tão importante investir, para ter uma renda caindo em sua conta, mesmo que você não faça nenhum tipo de trabalho naquele mês.

Tabela total

Apresentacao sem titulo 3

A tabela acima é a visão completa de seu controle financeiro. Ele é praticamente o que nós chamamos de Balanço Patrimonial, pois mostra tudo o que você ganhou, tudo o que você gastou e quanto você teve de lucro ou prejuízo no mês. Não se preocupe se a sua tabela de ativos tiver apenas um item, seu salário, os exercícios que estamos aprendendo aqui, vão te ajudar a criar mais ativos. E no fim das contas, ter liberdade financeira é ter ativos, que trabalhem como renda passiva, para pagar pelos seus gastos.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.