mathieu stern 1zO4O3Z0UJA unsplash

A vida é feita de momentos bons e momentos ruins. Todas as pessoas, não importa quão ricas ou pobres elas são, vão passar por momentos bons e ruins.

Mas muitas vezes, esses momentos ruins são causados por acontecimentos que estão fora da nossa zona de conforto. Nossos medos também vem desse lugar, temos medo de perder as coisas que temos. Muitas pessoas ficam no emprego que não gostam por terem medo de não conseguir manter seu padrão de vida. Outras têm medo de economizar mais, e serem vistas como pessoas pobres, ou pessoas avarentas.

Um dos exercícios mais populares do estoicismo é baseado em uma frase célebre do filósofo Sêneca: Reserve um certo número de dias durante os quais você deve se contentar com os suprimentos mais ínfimos e mais baratos, com a roupa mais simples e velha, e pergunte a si mesmo: eram essas as condições que eu temia? Essa frase é tão importante que iremos revê-la no decorrer do nosso livro para incorporar esse ensinamento na nossa vida. Pois, ela condensa muito do que Sêneca acreditava, que era o aprendizado feito através da prática.

Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!

Essa é uma atividade que os estóicos praticavam bastante, mas que pode ser difícil para nós reproduzimos. Sêneca, por exemplo, era um dos homens mais ricos do seu tempo. Era conselheiro do imperador e tinha várias propriedades por diversas cidades, ele ainda faturava fazendo empréstimos por todo o império Romano. O filósofo não via o acúmulo de riqueza como algo negativo, inclusive em seu livro “Sobre a vida feliz”, ele argumenta que ganhar e gastar adequadamente a riqueza é um comportamento apropriado para um filósofo (uma pessoa sábia). 

Mas Sêneca pregava que temos que praticar com regularidade um estado de retenção, como comer apenas comidas simples e baratas por alguns dias do ano, se vestir com as roupas mais simples, e fazer atividades que não necessitem de dinheiro, como caminhar pela praça, fazer exercícios em casa, ou meditar. O objetivo de tal prática é entendermos que não precisamos ter medos de mudanças, não importa a nossa situação podemos nos adaptar à nova realidade. 

Pessoas que gastam 100% do salário, por exemplo, podem ter medo de cortar suas despesas para poder investir. Muitas pessoas acham que serão infelizes se contarem os seus gastos atuais, e é para essas situações que devemos aplicar esse exercício. Teste passar três dias sem comprar bens de consumo e comer apenas comidas baratas. Veja se nesses dias sua vida piorou ao ponto de te deixar infeliz. É a partir desse exercício que podemos entender nosso poder de adaptabilidade.

Quando já investimos e temos mais controle sobre nossas finanças, esse exercício também é importante para nos manter nos eixos. Pois no fim das contas, muitas atitudes que não tomamos é devido ao medo da mudança. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.