ingo stiller 3tkxfe2GocY unsplash

No artigo de hoje, vou responder a uma pergunta de um dos seguidores. Ele investe no exterior, mas atualmente só recebe centavos de dividendos. Será que é preciso declarar o carnê-leão?

Eu recebo centavos de dividendos no exterior, devo fazer o carnê-leão?

O carnê-leão é um programa para falar para a receita federal sobre recebimentos de dinheiro que nós temos. Mas, ele também funciona como uma forma de acompanhar nossos ganhos, e podemos preenchê-lo a qualquer dia do ano.

Com relação a quantidade de dinheiro, não importa quanto recebemos, é preciso fazer a apuração do carnê-leão. Assim, mesmo se você receber centavos de reais, você precisa preencher o carnê-leão.

Agora, na versão online, tudo o que você coloca no carnê-leão já é adicionado automaticamente na sua declaração anual do imposto de renda. Assim, você não precisa se preocupar mais em declarar esses dividendos. Você pode declará-lo apenas uma vez no carnê-leão e ficar tranquilo.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

No carnê-leão precisamos declarar o montante recebido sempre em reais. Assim, mesmo se recebermos em dólar, temos que converter esse dinheiro para reais no site do Banco Central, e fazer apurar o carnê-leão em reais.

Assim, temos que informar a fonte daquele rendimento que tivermos e o valor em real. Só precisamos declarar esse valor uma vez no site do carnê-leão e ele é incorporado automaticamente na nossa declaração anual de pessoa física.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.