HowtoPayChineseSuppliersbyBankTransferTT 1024x535 1

O tempo vai passando e as corretoras estão fazendo mudanças nas suas operações, mas nem sempre essas mudanças são boas para o investidor.

Como falei no vídeo sobre a Avenue, a corretora Passfolio chamou minha atenção pelas baixas taxas e a possibilidade de fazer transferências de dólar para dólar, também chamadas de transferências ACH ou WIRE.

Mas, com os anos, a corretora começou a implementar algumas mudanças na sua base, uma delas foi a mudança nas taxas para comprar e vender ações. Com o aumento no número de clientes, a Passfolio aumentou sua taxa de corretagem para 8 dólares por ordem. Indispensável dizer que a medida calçou muito murmurinho na internet, e a corretora voltou atrás, pelo menos parcialmente, e agora oferece 10 negociações gratuitas por mês (assim como a Avenue).

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Outra mudança que me afetou pessoalmente, foi que agora eles não oferecem mais a opção de transferência ACH ou WIRE. As opções que restaram foram PIX, TED e cartão de crédito/débito. Logo, todas essas opções são direcionadas para quem transfere dinheiro para a corretora em reais e ela converte em dólar. Como recebo meu salário em dólar, não faz sentido pra mim, converter de dólar para real, e depois mandar para corretora em real para ele converter para dólar. Só iria gastar tempo e dinheiro com isso. Logo, o método que utilizava para fazer minhas transferências era de dólar para dólar (transferência ACH). 

Porém, agora só quem pode fazer esse tipo de transferência são usuários que assinarem o PassCard, que é o cartão de débito da corretora. Com ele, você tem acesso a uma conta bancária internacional. Além disso, você pode receber o cartão físico em casa, ou apenas ter o cartão digital.

A boa notícia é que aparentemente não tem nenhuma taxa extra, e que podemos abrir a conta pelo app da corretora. Mas como todos que usam a Passfolio sabem, o App é bastante bugado, logo você não sabe muito bem se a conta foi aprovada ou não. Por isso, é bom ficar de olho no seu email para ter a confirmação. 

O lado ruim é que precisamos ter esse trabalho extra e abrir uma conta que particularmente não vou usar para mais nada, já que tenho conta na WISE que posso acessar o dinheiro em dólar. Mas o lado bom é que como não é mais uma conta de investimentos e sim uma conta bancária, posso transferir dinheiro de qualquer tipo de conta sem problemas. Antigamente, a Passfolio só aceitava transferência de contas no seu nome e você tinha todo o trabalho de mandar o comprovante de envio e esperar que eles aprovassem, o que demorava um tempo.  

Logo, quando completei o pedido de assinatura do PassCard, pude mandar meu dinheiro para a conta da Passfolio. O dinheiro chegou em 1 dia útil. Mas como a conta de investimentos e a conta do PassCard são diferentes, demorou mais outro dia útil para que eu pudesse enviar o dinheiro para conta de investimentos e investir. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.