mayofi B5NEfHJCRpY unsplash 1

Small Caps empresas são de pequeno porte e valem no máximo 3 bilhões de dólares. Pelo seu menor porte, elas têm um menor volume de negociação nas bolsas de valores.

ETFs small caps: como investir em empresas de crescimento de forma diversificada 

Small Caps também são conhecidas como empresas de crescimento, pois elas utilizam boa parte dos seus lucros para investir em suas atividades e ter um maior crescimento de suas operações. Por isso, esses negócios são conhecidos por terem um alto potencial de crescimento. Por causa dessa administração, as Small Caps normalmente não pagam dividendos

Por serem empresas menores e com menor market share, elas tendem a ser mais arriscadas, pois os lucros são inconstantes e suas vendas sofrem grandes volatilidades

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

ETFs small caps

Uma maneira de diminuir essa volatilidade das Small Caps é diversificando. ETFs possuem uma ótima diversificação pois abrangem um grande número de empresas.

Existem vários ETFs de Small Caps tanto no Brasil quanto no exterior.

ETFs small caps no Brasil

No Brasil, existe o Índice Small Cap que busca seguir as empresas de menor capitalização na bolsa de valores brasileira (B3). Ele segue as ações líquidas que estão dentro de apenas 15% do valor de mercado de toda a bolsa brasileira.

Existem dois ETFs que seguem o Índice Small Cap: o SMAL11 com taxa de administração de 0,65% ao ano e o SMAC11 com taxa de 0,50%.

ETFs small caps nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos existem cerca de 62 ETFs que seguem empresas de pequena capitalização. 

O maior deles é o VBR (Vanguard Small Cap Value) que possui mais de 17 bilhões de dólares de patrimônio. Esse fundo é administrado pela Vanguard e segue o índice MSCI US Small Cap Value que representa o universo das empresas de pequena capitalização do mercado de ações dos Estados Unidos. O índice possui cerca de 893 empresas, muitas delas do setor financeiro e industrial.  A taxa de administração do VBR é de 0,07%.

Embora ETFs de Small Caps sejam bem diversificados, eles ainda vão sofrer grandes perdas ou ganhos em um período de tempo muito curto, justamente por investirem em empresas muito voláteis. Para uma carteira mais balanceada é preciso combinar Small Caps e Large Caps (grandes empresas). Essas formação pode elevar os ganhos, além de diminuir a volatilidade da carteira.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.