Como os FIIs vão ao mercado

 

Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são investimentos em imóveis feitos através da bolsa de valores ou do mercado de balcão. Nesse artigo vamos explicar como os FIIs vão ao mercado.

Como os FIIs vão ao mercado

Os FIIs são estruturados em forma de fundos, ou seja, um grupo de pessoas que juntas conseguem dinheiro suficiente para comprar imóveis ou investimentos imobiliários. O dinheiro é investido através da compra de cotas do fundo. Com esse capital em mãos, os gestores e administradores do fundo procuram as melhores oportunidades de compra. 

Para lançar um FII no mercado, o administrador do fundo, que é uma instituição financeira, cria um documento inicial chamado de prospecto, falando todas as características que o FII terá. 

Neste documento estão informações como: qual vai ser o tipo do fundo (tijolo, papel, fundo de fundos ou desenvolvimento), qual setor ele vai estar inserido (shopping centers, lajes comerciais, galpões logísticos, etc), se vai ser um fundo mono ativo ou multi ativo e como será a gestão do fundo (ativa ou passiva).

Depois que o prospecto é aceito pelas instituições reguladoras, as cotas do fundo são lançadas pela primeira vez a mercado para quem tenha interesse. Essas cotas têm um número limitado e quem as comprar viram os primeiros cotistas do FII. 

Com o dinheiro arrecadado pela distribuição das cotas, o administrador compra os primeiros imóveis ou outros investimentos imobiliários, tudo seguindo as características colocadas no prospecto.

No mercado de FIIs, muitos ativos foram negociados primeiramente no Mercado de Balcão e depois buscaram se regulamentar mais criteriosamente para serem negociados em bolsa de valores. O Mercado de Balcão é um segmento do mercado de capitais fora da bolsa de valores e regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Negociação na Bolsa de Valores 

Para ser negociado na bolsa de valores, o FII tem que passar por um processo de IPO, que significa a oferta pública inicial. Nesse processo, ele vai deixar de ser um fundo negociado no mercado de balcão, para ser um FII negociado em bolsa. 

O Ticker de negociação também vai mudar. No mercado de balcão são negociados FIIs com um B no final (BRIM11B, CPTS11B, etc), quando eles vão para a bolsa se tira o B (HGLG11, SDIL11, etc).

Depois do IPO, os compradores das cotas do FII podem vendê-las para outros investidores no mercado secundário (também chamado de bolsa de valores). Existem Bolsas de Valores em todo o mundo. Aqui no Brasil, nossa bolsa de valores se chama B3 – que é a sigla para Brasil, Bolsa, Balcão.

Conclusão 

Através dos FIIs, investidores podem comprar cotas (frações de imóveis) e receber aluguéis mensais. Os FIIs devem ser regulados para serem negociados na bolsa de valores e atingir um público maior de investidores.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.