Documentos que podemos encontrar na B3 sobre fundos imobiliários

 

No site da bolsa de valores (B3), podemos encontrar vários documentos importantes para analisarmos fundos imobiliários. Sabendo disso, nós do blog Super Econômica listamos qual o conteúdo  de cada documento para que você tenha uma noção das informações disponíveis para nós investidores. 

Documentos que podemos encontrar na B3 sobre fundos imobiliários 

Prospecto 

Quando um FII é criado, os administradores estruturam um documento informando qual vai ser o tipo do fundo (tijolo, papel, fundo de fundos ou desenvolvimento), quais características ele vai ter, qual setor vai está inserido (shopping center, lajes comerciais, galpões logísticos etc), se vai ser um fundo mono ativo ou multi ativo e como será a gestão do fundo (ativa ou passiva).

Todas essas informações sobre o que os administradores querem fazer daquele fundo estará no prospecto inicial. Pelo teor de importância jurídica, os prospectos podem ter mais de 500 páginas.

Relatório Gerencial

Os relatórios gerenciais não são uma obrigação do fundo. Os gestores dos FIIs os fazem para conseguir passar de uma maneira mais didática, com gráficos e imagens dos imóveis, como está a situação do fundo. Nos relatórios gerenciais são divulgadas imagens dos imóveis do fundo, gráficos sobre a taxa de vacância, duração dos contratos, receita de locação, resultado do fundo e muito mais. 

É um documento bastante ilustrado que pode ser uma ótima porta de entrada para começar a analisar um FII. Normalmente, ao ler 3 ou 4 relatórios gerenciais de anos diferentes, podemos ter uma boa visão da evolução daquele ativo.

Acesse nosso artigo sobre como  analisar relatórios gerenciais

Veja como baixar o relatório gerencial:

Fato relevante

Os fatos relevantes são notícias que vão mudar de alguma maneira a estrutura do fundo. Dentre esses fatos, podem vir notícias sobre uma nova compra ou venda de imóvel, uma aglutinação ou desmembramentos de cotas, como aconteceu com os FIIs ABCP11 e HGRE11.

O FII ABCP11 era negociado pelo valor de mais ou menos 15 reais, quando houve uma assembleia e os cotistas votaram em aglutinar 5 cotas em 1 para que o FII fosse negociado nos patamares de 100 reais, que é a média de preço de uma conta da maioria dos FIIs da bolsa. O caso inverso ocorreu com o FII HGBS11, que era negociado nos patamares de 1000 reais e foi desmembrado para 100 reais por cota. 

Aviso aos cotistas

Os avisos aos cotistas são informações sobre pagamentos de proventos. Nestes comunicados, são informadas a data que o fundo divulgou o pagamento, a data de quando será o pagamento e o valor do dividendo pago por cota.

Assista nosso vídeo mostrando a estrutura de um Aviso aos cotistas:

https://www.youtube.com/watch?v=ucvqwBK4azM

Rentabilidade

Os informes de rentabilidade são tabelas disponibilizadas pelo fundo informando sua rentabilidade em um determinado período. Normalmente, esses documentos informa o valor patrimonial, a valor do dividendo pago e o Dividend Yield do fundo em um período de 1 ou 2 anos. 

Informe mensal 

Os informes mensais transmitem os principais números do fundo naquele mês. Algumas informações que podemos encontrar nesses documentos são: o número de cotistas que o fundo possui, o valor dos ativos, o número de cotas do fundo, as taxas com despesas do fundo, o Dividend Yield do mês, os valores com ativos e passivo e outros. Interessante perceber aqui, que os números dados nesses informes são relacionados a um determinado mês. 

Outro ponto a se notar é que os informes mensais não são tão coloridos e lúdicos quanto os relatórios gerenciais. Eles são balanços do fundo contendo todos os números. 

Informe trimestral

Os informes trimestrais são parecidos com os  informes mensais, mas em vez de cobrir os números daquele mês, ele mostra o resultado do trimestre.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão

Para sermos investidores conscientes, temos que saber analisar com cautela cada informação sobre nosso investimento alvo. Os documentos disponibilizados no site da B3 são uma ótima fonte de conteúdo sobre investimentos e, se bem utilizados, podem nos ajudar a ter ótimos retornos. 

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu sobre os documentos que podemos encontrar na B3 sobre fundos imobiliários? Comente aqui embaixo! 

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.