Principais setores do mercado de FIIs

 

Analisar Fundos Imobiliários (FIIs) pode ser complicado para quem não tem familiaridade com os setores que eles atuam. No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais setores do mercado de FIIs e quais são suas características. 

Tipos de FIIs

Antes de começar nossa apresentação, é bom deixar claro que esses setores pertencem aos FIIs de tijolo, ou seja, aqueles que tiram sua renda de imóveis físicos já prontos. É importante citar essa característica, pois no mercado de FIIs existem 4 princípios tipos: fundos de tijolo, fundos de papel (que investem em renda fixa voltada para o setor imobiliário), fundos de fundos (que compram cotas de outros FIIs) e fundos de desenvolvimento (voltados para construção e venda de imóveis).

Sem mais delongas, vamos comentar um pouco sobre os principais setores do mercado de FIIs de tijolo.

Principais setores do mercado de FIIs

Lajes Corporativas: O setor de lajes corporativas envolve os prédios comerciais voltados para a locação de empresas. Esse setor é o mais volumoso no mercado de FIIs, ou seja, existem mais FIIs desse setor do que de outros. A maioria dos FIIs de lajes corporativas possuem prédios concentrados no Rio de Janeiro e São Paulo.

Shoppings: FIIs de shoppings também são muito presentes nesse mercado. Esses FIIs são donos de shopping centers ou parte deles e retiram sua renda do aluguel das lojas e do pagamentos do estacionamento.

Logística: O mercado de logística engloba galpões que guardam mercadorias para que elas sejam transportadas para as lojas e os mercados.

Hospital: FIIs que alugam prédios para hospitais, normalmente são contratos longos e os prédios são feitos sob medida para comportar esse tipo de operação.

Hotel: FIIs que investem em hotéis e flats. A renda é extraída tanto do aluguel quando da compra e venda de flats.

Residencial: Fundos que investem em desenvolvimento de lotes do empreendimento residencial.

Educacional: Os FIIs educacionais possuem prédios de grandes centro universitários. Esses prédios são alugados com contratos exclusivos para essas universidades / faculdades.

Híbridos: Os FIIs híbridos são aqueles que se inserem em mais de um setor, ou seja, aqueles que têm prédios inseridos em diferentes setores, como galpões logísticos, lajes corporativas, etc.

Agências bancárias: o setor bancário também se beneficiou no mercado de FIIs. Existem fundos que possuem várias agências bancárias de grandes bancos como Banco do Brasil, Caixa Economica Federal, Santander e outros. Mas, por causa da digitalização bancária (mais pessoas usando aplicativos e internet banking), esses FIIs estão pouco a pouco incorporando outros tipos de setores, como o de varejo (lojas de rua) e o de lajes corporativas.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão 

Os principais setores do mercado de FIIs de tijolo não são muitos. A Indústria de fundos imobiliários ainda continua crescendo e com o passar do tempo mais e mais setores serão incorporados aos fundos.

Existem sites de análises bem úteis que dividem os FIIs em setores para facilitar a análise, esses sites são Fund Explorer e Club FII

Gostou do artigo de hoje? Você sabia quais são os principais setores do mercado de FIIs? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.