close up hours minutes 707582

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre a verdadeira linha entre ter dinheiro e ser realmente rico, para isso devemos comparar a relação entre tempo e riqueza.

A relação entre tempo e riqueza

A maioria das pessoas pensam a riqueza como TER coisas: “eu serei verdadeiramente rico(a) quanto eu ganhar 10 mil reais por mês”, ou “se eu tiver um apartamento no melhor bairro da cidade”, ou “se eu tiver um Mustang ou uma Ferrari”. Mas, na minha visão, a verdadeira riqueza é ter tempo, mobilidade e dinheiro para FAZER o que você quiser. Poder viajar quando quiser, trabalhar com que quiser e ter tempo livre para viver.

Adiadores e Novos Ricos

O autor Tim Ferriss em seu livro Trabalhe 4 horas por semana divide duas categorias de pessoas: os Adiadores, que deixam para aproveitar sua vida aos 60 anos quando se aposentarem e os Novos Ricos, que buscam o equilíbrio na relação ter dinheiro e ter qualidade de vida / tempo para fazer o que quiser.

Em seu livro, Tim Ferriss trás o seguinte pensamento do escritor Sêneca: “Esses indivíduos possuem riquezas com a mesma facilidade com que dizemos que ‘temos uma febre’, quando na verdade a febre nos tem.”

Sêneca foi um escritor e filósofo do império romano, conhecido por ser um grande sábio do comportamento humano. Em sua frase, usada por Tim Ferris, Sêneca mostra que muitas vezes somos escravos do nosso emprego e do nosso salário mensal, vivendo para ter aquilo todos os meses. Mas ainda, também podemos ser escravos do consumismo mantém enchendo nossa casa de coisas a cada dia, na busca de que um dia aquelas coisas nos tragam felicidade ou se tivermos mais um pouco disso ou daquilo seremos verdadeiramente felizes.

O que é mais importante?

Mas o que realmente tiramos e aproveitamos da vida são as experiências que temos ao longo do nosso percurso aqui na terra. E ficar 8 horas por dia, 5 dias por semana em um emprego que você não gosta apenas para quando tiver 60 anos você poder “descansar e viver a vida” com uma aposentadoria não parece um bom plano.    

A sua qualidade de vida é representada pela quantidade de tempo livre que você tem. Tempo livre significa mobilidade de escolher o que você fará naquelas horas sem ter uma grade de horários determinada por outras pessoas.

Tempo livre e dinheiro são os dois principais recursos para se ter mais independência na vida. Mas esse dois precisam ser tratados de forma balanceada e com bastante planejamento. Como já falamos em vários artigo aqui no blog, adquirir conhecimento e criar formas de geração de renda passiva são os principais pilares para criar esse equilibrio entre o tempo livre e o dinheiro. 

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão

O artigo de hoje foi mais uma reflexão sobre o que é riqueza e por que estamos buscando ter mais dinheiro. Ter um propósito e objetivos bem definidos, pode nos ajudar a não cair na cilada de ter dinheiro por ter, ou trabalhar por trabalhar. Nunca é tarde demais para pararmos de sermos Adiadores e nos tornamos os Novos Ricos.

Gostou do artigo de hoje? Já pensou sobre a relação entre tempo e riqueza? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.