No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o porquê de se pensar em dinheiro e como essa reflexão pode mudar nossa vida para melhor.
Por que é importante pensar em dinheiro ?
Dinheiro é uma ferramenta que nos permite ter acesso a muitas facilidades, porém, muitas vezes, temos crenças limitantes que nos afastam dessa ferramenta. Digo isso pois constantemente temos pensamentos negativos, como “para que eu vou guardar dinheiro se eu posso morrer a qualquer momento”, ou “eu preciso viver a vida antes que eu fique velho e para isso tenho que gastar meu dinheiro”, ou ainda “quando eu morrer, as pessoas vão brigar pelo meu dinheiro”. Tais crenças são arraigadas em nossa sociedade e nos fazem passar esses pensamentos de pais para filhos, sem nenhum filtro ou reflexão se estamos divulgado os melhores valores ou não.
O objetivo desse artigo é mostrar que pensar em dinheiro é tão importante quanto pensar em educação, ou nas necessidades básicas de moradia e alimentação. Mas você pode estar se perguntando o porquê disso. Simples, é com o dinheiro que podemos acessar educação e suprir nossas necessidades básicas. Com relação à educação, até os meios mais informais de se educar como livros e cursos online são pagos por nosso dinheiro. Até mesmo a internet na qual nos utilizamos para assistir vídeos e ler artigos em blogs (como esse aqui) é paga com o nosso dinheiro. Por isso, pensar em estratéias para ganhar e reter dinheiro nos previne de várias futuras dificuldades, pois como afirma o empresário Carlos Wizard Martins, “dinheiro não traz felicidade, dinheiro traz facilidades”.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Formas de administração de dinheiro
Porém, pensar por pensar não tem fundamento. É preciso pensar em formas de ganhar dinheiro, formas de administrar dinheiro, e formas de multiplicar dinheiro.
Ganhar dinheiro
Recentemente, ao ler a biografia do investidor Warren Buffet, notei que desde criança, o pequeno Warren trabalhou em vários lugares para conseguir arrecadar mais dinheiro. Ele foi limpador de neve na frente da loja de parentes, ele entregou jornal de porta em porta, vendeu bolas de golfe e máquinas de pinball, enfim, ele sempre estava pensando em formas novas na qual ele poderia trabalhar para ganhar dinheiro. Essa atitude nos remete aquela famosa frase “ninguém fica rico sem trabalhar e ninguém fica rico só trabalhando”. Se trabalhar não é a única ferramenta para construir um patrimônio sólido, devemos também dominar as outras duas: administrar e multiplicar nosso patrimônio.
Administrar dinheiro
Saber administrar o que você recebe é muito importante para o acúmulo de dinheiro porque, como diz o autor Gustavo Cerbasi, “não importa quanto você ganhar, mas sim quanto você guarda”. Se refletirmos um pouco sobre essa frase podemos ver que não adianta nada se ganharmos 6 mil reais e nossos gastos mensais forem de 5.900, pois só teremos 100 reais restantes para investir. Por isso, controlar os gastos e cortar coisas desnecessárias é um passo indispensável para qualquer pessoa que queira criar um grande patrimônio. Quanto mais você economiza, mais riqueza você acumula. E para fazer com que essa riqueza dure o resto de sua vida, é preciso dominar a arte de multiplicar dinheiro.
Multiplicar dinheiro
Brincadeiras a parte, multiplicar dinheiro não é uma “arte secreta”, mas sim uma atividade que pode ser aprendida por qualquer pessoa. E a forma mais eficaz de multiplicar o dinheiro é atravez de investimentos. Aqui no Brasil, existem duas grandes áreas de investimentos: a Renda Fixa e a Renda Variável.
A Renda Fixa está ligada a taxas de juros. Ela é um empréstimo que você faz para uma empresa, um banco ou até para o governo. Existem poucos riscos que se é tomado na Renda Fixa, por isso ela é utilizada para a criação de uma reserva de emergência ou para um objetivo de curto prazo que você vai precisar do dinheiro em poucos anos ou meses. A poupança, o tesouro direto e debêntures são exemplos de investimentos em Renda Fixa.
Já a Renda Variável envolve investimentos negociados na Bolsa de Valores, como ações ou fundos de investimento imobiliário (FIIs). Ações, por exemplo, são pequenas partes de uma empresa que você pode comprar e virar sócio. Já os FIIs são cotas de um imóvel de alta qualidade, normalmente localizado em importantes bairros do Brasil. A Renda Variável, por ser mais lucrativa, também é mais arriscada, pois os preços dos ativos variam muito de um dia para o outro. Por isso, é preciso se dedicar mais para investir nessa modalidade de investimentos.
Conclusão
Pensar sobre dinheiro, significa planejar nossa vida, ter escolhas mais conscientes e ser capaz de atingir qualquer objetivos. Para obter todos esses objetivos é preciso pensar nessas formas de ganhar, administrar, e multiplicar nosso capital e, também ter disciplina para manter esse comportamento constante.
Gostou do artigo de hoje? Já havia pensado sobre a importância de pensar em dinheiro? Comente aqui embaixo.
Obrigada!