Natália Arcuri fazendo gesto com a mão

Resumo completo do livro do Me poupe

 

Natália Arcuri é a criadora do canal do YouTube, Me Poupe!, um dos canais de finanças mais famosos no Brasil. Para além dos vídeos no YouTube, Natália ainda tem um blog e um curso de finanças. Atualmente lançou seu livro intitulado: Me poupe: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso. Hoje vamos falar sobre as principais ideias dessa obra.

Dinheirofobia 

 

O livro da Natália Arcuri tem uma pegada bem prática. 

A obra começa falando da importância de ter a mentalidade certa para o dinheiro. Se acharmos que o dinheiro é “sujo”, ou que vamos virar pessoas ruins se tivermos mais dinheiro, começamos a nos sabotar para não conseguir acumular mais capital.

A autora ressalta a importância de falar sobre o dinheiro com familiares e pessoas próximas e se orgulhar de suas conquistas financeiras.

O grande trabalho do livro é convencer as pessoas a pensar mais sobre dinheiro e não vê-lo como algo ruim, ou como a fonte do todos os males.

A importância dos objetivos

 

Receber um “não” pode ser a porta de entrada para começar a formar seus objetivos. Natália falou que após receber um não de seu pai, começou a juntar dinheiro para comprar seu carro aos 18 anos.

Essa jornada com um objetivo fixo a permitiu entender a importância de economizar dinheiro. Além disso, mostrou que aquele objetivo que ela estabeleceu quando tinha apenas 8 anos foi o responsável por fazer ela se esforçar o bastante para acumular sua riqueza.

Mas atenção, o objetivo deve ser claro! Natália fala que o objetivo dela era bem claro: ter um carro aos 18 anos. Ela já sabia até o preço do carro. Logo, ela sabia claramente o que precisava para atingir seu objetivo e quanto tempo ela teria para isso. 

Assim, esse objetivo deve ser autêntico (porque partiu de você), importante (faz diferença para você) e justificável (algo que tem significado para sua vida).

O livro também aborda tomadas de decisões importantes em nossa vida. Natália exemplifica usando sua decisão de deixar o seu emprego com um salário de cinco dígitos em um rede de TV nacional.

Para tomar tais decisões é preciso fazer um diagrama de ganhos e perdas. Ele consiste em se perguntar: quais são os seus benefícios (motivadores e sabotadores, ganhos e perdas)?

Assim, outras perguntas surgem:

  • O que você ganhará se obtiver isso?
  • O que você perderá se obtiver isso?
  • O que você ganhará se  não obtiver isso?
  • O que você perderá se não obtiver isso?
  • O que você pode fazer para minimizar as possíveis perdas?
  • O que você pode fazer para continuar tendo os atuais ganhos na nova situação?
  • Esse objetivo ou resultado esperado afeta negativamente outras pessoas ou o meio do qual você faz parte?
  • Se a resposta à pergunta anterior for sim, o que você precisa alterar no seu objetivo para que afete positivamente outras pessoas?

Escolha suas prioridades

 

Natália fala muito de suas experiências de vida, principalmente indo de encontro ao que as outras pessoas acham “normal”. A autora fala em achar quais são os valores com relação ao dinheiro que você mais se identifica. Para ela, a liberdade e o reconhecimento são os mais importantes.

Cada valor está ligado às nossas crenças com relação ao dinheiro. Para sabermos o que é mais importante para nós, podemos numerar de 1 a 6, na ordem de importância os valores abaixo:

  • Liberdade
  • Segurança
  • Status
  • Respeito
  • Reconhecimento
  • Amor

Ao organizar esses valores, podemos entender o que é melhor para nós mesmos e agir de forma correta. Segundo a autora “dinheiro pode trazer felicidade, desde que você saiba o que te faz feliz”.

Depois de nos conhecermos melhor, podemos aplicar a chamada técnica dos 5 Qs.

O que você quer? Objetivo/atividade

Para quê? Propósito, que vai combinar com os seus valores.

Quando? O prazo que você deu a si mesmo(a).

Quanto? Preço atual do bem de consumo e valor que precisa ser poupado todo o mês.

Quanto você já tem? 

Quem vai pagar?

Sobre economizar

 

Muitos dos ensinamento de Natália Arcuri vem de aprender a poupar mais. Por isso, ela indica uma estratégia para economizar mais. 

Essa estratégia consiste em listar no que você gastou seu dinheiro nos últimos 3 meses e no que você pretende gastar seui dinheiro no futuro. 

Deixe essa lista bem visível, assim você pode observá-la todos os dias.

Essa é uma forma de prevenir impulsos consumistas e fazer como que seu dinheiro seja usado apenas naquilo que você realmente quer ou precisa.

Para essas coisas que realmente queremos ou precisamos, Natália sugere o seguir planejamento.

  • Desejar
  • Orçar (ver quanto custa)
  • Planejar (quanto poupar, por quanto tempo e usando qual investimento)
  • Manter o foco (pensar que você quer muito aquilo)
  • Realizar (comprar a vista e com desconto)

Conclusão 

Esses foram os principais ensinamentos que encontrei no livro Me poupe: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso. Essa é uma obra bastante interessante para quem está começando a acumular riqueza. Também é uma ótima opção para quem quer rever seus comportamento financeiros e  fortalecer sua visão de longo prazo

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.