Metas e dinheiro

 

A jornada financeira é feita por meio de metas. Só conseguimos realmente acumular dinheiro se soubermos exatamente para que aquele dinheiro vai servir. Criar metas é uma das formas de se planejar para o futuro e metas financeiras são formas de distribuir o dinheiro para que ele possa ser aproveitado da melhor forma.

Metas e dinheiro

O escritor americano Dave Ramsey em seu livro A Transformação Total Do Seu Dinheiro fala de um estudo feito com graduados de Harvard que descobriu que, após dois anos, três por cento dos ex-estudantes que escreveram metas conseguiram mais dinheiro do que os outros 97 por cento que não fizeram isso. Ou seja, quem escreve suas metas tem mais chances que juntar dinheiro para atingi-las.

Isso acontece por que quando temos um objetivo, o dinheiro vai direto para a realização dele e não se perde no meio do caminho. Por isso é tão importante definir suas metas e escrevê-las.

Tempo das metas

Para organizar nossos objetivos, fazer metas de curto, médio e longo prazo pode ser o começo. 

  • Metas de curto prazo são aqueles que serão feitas dentre 6 meses a 1 ano.
  • Metas de médio prazo estão em um horizonte de tempo de 3 a 5 anos. 
  • Metas de longo prazo podem ir de 10 a 15 anos. 

 

Uma meta financeira de curto prazo pode ser comprar uma televisão ou até viajar para uma cidade próxima. Essa meta não vai demorar muito tempo para ser atingida pois normalmente envolve menos dinheiro. 

Metas de médio prazo podem ser terminar a reserva de emergências, começar a investir para a aposentadoria, viajar para o exterior, etc. Essa metas demandam um pouco mais de dinheiro.

Por fim, metas de longo prazo são aqueles metas mais sólidas que demandam bastante dinheiro, como se tornar financeiramente independente ou comprar uma casa / apartamento. As metas de longo prazo costumam estar distante no horizonte de tempo, por isso é sempre bom revê-las e observar seu processo para se manter motivado(a). 

Quando buscamos uma mudança grande na nossa vida, normalmente as metas de longo prazo são as mais importantes, pois elas são um esboço de como queremos nosso futuro.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Custo das metas

Além do tempo, as metas também deve conter o valor necessário para elas acontecerem. Usando o exemplo da televisão da metas de curto prazo, para conseguir comprá-la em 6 meses é preciso ajustar 1.200 reais. 

Também é preciso ter clareza na hora de calcular quanto do seu salário mensal você deve tirar para cumprir essa meta.  No caso da TV, tirando 200 reais por mês no fim dos 6 meses já teríamos o valor da televisão. 

Empusionando as metas

Os investimentos são ferramentas que nos ajudam a atingir nossas metas financeiras. Através da ajuda dos juros compostos, o dinheiro pode se multiplicar no decorrer do tempo. 

Mas é preciso ficar alerta pois para cada tipo de meta existe um tipo de investimento diferente. Para metas de curto prazo, os investimentos devem ter liquidez imediata e serem sem risco de perdas, como Tesouro Selic e CDBs de liquidez diária. 

Já para investimento de médio e longo prazo, investimentos como o Tesouro IPCA+, LCIs, LCAs e até ações, fundos imobiliários são mais adequados. A escolha vai depender dos conhecimentos de cada pessoa.

Conclusão 

Criar metas é o primeiro passo para atingir um objetivo. Quando se trata dos objetivos financeiros, elas são indispensáveis para conseguir acumular dinheiro. Além disso, investimentos podem ser usados para que essas metas sejam atingidas de forma mais rápidas.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.  

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.