Em momentos de crise mundial devido a pandemia causada pelo coronavírus, com a taxa selic em um dos patamares mais baixos da história, e a bolsa de valores ativando circuit breakers dia sim dia não, fica uma dúvida na cabeça do investidor: onde investir no meio dessa crise?
Onde investir na crise?
Quando nos acalmamos, conseguimos perceber que em momentos de crises, os ativos mais lucrativos da bolsa de valores estão sendo negociados a preços super baratos. Desde a grande alta que tivemos em 2019, os investimos em renda variável caíram quase pela metade.
Os fundos imobiliários, por exemplo, estão sendo negociados a preços tão baixos quanto nos anos 2016/2017 quando a quantidade de cotistas negociando em bolsa era muito menor do que a de hoje.
É claro que em uma crise, há sempre uma grande quantidade de investidores iniciantes, que ainda não entendem os movimentos do mercado, abandonam a bolsa, criando assim um pequeno trauma dessa ferramenta.
Porém, o que é preciso entender nesse momento é que tempos ruins não se demoram. No decorrer dos anos tivemos várias crises, como a crise do subprime norte-americano, a greve dos caminhoneiros e outras no passado. Entretanto, a bolsa de valores sempre se apresentou resiliente para essas oscilações, voltando a apresentar bons resultado.
Claro que empresas com pouca geração de caixa e sem uma presença dominante em seu setor acabam sendo fechadas. Mostrando assim a importância de estudar bem um investimento antes de colocar seu dinheiro nele. Investidores diligentes e que fazem seu dever de casa, sempre acabam ganhando com a crise, e se tornando mais fortes ainda.
Por isso, acredito que esse é o melhor momento para investir na bolsa de valores. Seja você um iniciante ou um investidor com um pouco mais de experiência. Essa é a melhor hora de entrar na bolsa de valores. Tendo em mente, claro, que é preciso estudar os ativos para escolher empresas importantes em seu setor e com uma forte geração de caixa.
Fundos Imobiliários também são uma boa opção, principalmente aqueles com multi-imóveis e multi-inquilinos, pois são esses os que têm mais chance de se manter no mercado por muito tempo.
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.
Conclusão
Momentos de crise têm que ser vistos como uma grande promoção na bolsa de valores. Essa é a hora mais propícia para adquirir ativos excelente, com preços baixíssimos. Tais ativos são possíveis candidatos a se manterem no mercado por muito e muito tempo, ficando mais fortes a cada crise que enfrentam.
Nunca houve um melhor momento para se beneficiar da bolsa de valores.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.