Você já abriu o home broker da corretora e viu que uma ação estava “congelada”?
O que é uma ação congelada no home broker?
O congelamento de uma ação acontece quando há muitas ordens de venda para um único papel. Quando isso ocorre, o sistema da bolsa de valores “congela” aquela ação por um determinado período de tempo. Assim, naquele período ninguém pode comprar ou vender aquela ação. Isso acontece para diminuir a volatilidade, impedindo que o papel perca muito valor em pouco tempo.
Quer saber como analisar ações? Temos um e-book completo sobre o assunto.
Quando um ativo, seja ele uma ação, um Fundo Imobiliário (FII) ou um Exchange Traded Fund (ETF), está congelado, as suas negociações são interrompidas.
Neste momento a bolsa aciona o chamado leilão.
O leilão é ativado quando o preço do investimento tem uma grande oscilação. Por exemplo, quando sai uma notícia muito ruim nos meios de comunicação sobre uma empresa e seu preço na bolsa de valores começa a despencar de forma muito rápida, decorrente de várias pessoas estarem mandando suas ordem de venda, é a hora que a ação congela e entra a leilão.
Um exemplo desse caso foi quando a empresa de telefonia Oi anunciou uma das maiores recuperações judiciais do Brasil, um montante de R$ 65,4 bilhões. Por causa dessa notícia, as ações da Oi (OIBR3 e OIBR4) despencaram e tiveram que ser congeladas por algumas horas.
Nesse momento, o sistema da bolsa de valores recolhe todas as ordens de compra e venda e baseado na média de todos os preços, a ação volta a ser negociada com essa média. Mas isso acontece apenas depois de algumas horas e, enquanto isso, a ação continua com o status de congelada.
O leilão é realizado para calcular essa média de negociações e lançar a ação com esse novo preço.
Circuit breaker
Em uma escala maior pode acontecer um circuit breaker. Esse mecanismo é uma proteção quando todos os investimentos da bolsa começam a despencar ao mesmo tempo.
Normalmente, o circuit breaker é antecedido por algum evento marcante na sociedade. Um exemplo disso foi quando o ex-presidente dos Estados Unidos, J. F. Kennedy foi assassinado quando estava fazendo uma passeata em carro aberto no Texas. O evento foi tão marcante que investidores do mundo todo começaram a vender seus investimentos da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Com a grande demanda de ordens de venda, os preços caíram tanto que a bolsa de Nova Iorque teve que fechar por algumas horas, caracterizando um caso de circuit breaker.
Segundo o site da B3, o circuit breaker na bolsa brasileira ocorre em três estágios:
“Estágio I – quando o Ibovespa desvalorizar 10% (dez por cento) em relação ao valor de fechamento do Ibovespa do dia anterior, a negociação é interrompida por 30 (trinta) minutos;
Estágio II – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% (quinze por cento) em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é novamente interrompida por 1 (uma) hora;
Estágio III – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 20% (vinte por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão da negociação por um período por ela definido. Nesse caso, o mercado será comunicado pelos canais oficiais da B3.”
Conclusão
Uma ação congelada significa que ela está impedida de ser negociada por um período. Normalmente, depois de algumas horas ela volta ao seu status original com o seu novo preço de negociação. Já o circuit breaker acontece quando toda a bolsa fecha suas negociações por algumas horas.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.