architectural design architecture building 136419

 

Estamos vivendo um momento de expansão no mercado de Fundos Imobiliários (FIIs). Há FIIs novos chegando ao mercado e os mais antigos fazendo novas emissões. Para os investidores que não querem perder a chance de engordar suas carteiras é preciso saber como esse movimento acontece. Além disso, muitas vezes essas novas emissões tem um preço de aquisição menor do que o negociado no mercado.

Anúncio de nova emissão 

Com as novas emissões de fundos, os cotistas que já tinham cotas antes da data de publicação do fato relevante na B3, ganham direitos de subscrição. Com um exemplo para esse artigo, vamos utilizar o FII FFCI11.

Na imagem abaixo está um print de como o fato relevante aparece no site da B3.

Como comprar sobras de subscrição de FIIs

Primeiramente, a emissão de novas cotas são discutidas em assembleia com os cotistas e depois de aceita é transformada em um documento formal, no caso o fato relevante publicado na B3.

Print do fato relevante.

Como comprar sobras de subscrição de FIIs

Informações sobre a subscrição 

No documento é dito que o direito de subscrição permite que os cotistas do FII sejam os primeiros a comprar essas novas cotas. Normalmente, a proporção para subscrição de cotas é anunciada pelo administrador e vai depender de quantas cotas novas serão lançadas no mercado.

Por exemplo, se no fato relevante do FII for anunciado que nesta nova emissão o fator de proporção para subscrição de cotas é equivalente a 34%. Se você tiver 100 cotas deste FII, vai poder comprar mais 34 cotas nessa nova emissão.

A própria corretora de valores no qual cada pessoa faz seus investimentos manda um email informando o fator de proporção e a data para exercer a subscrição. 

Como comprar sobras de subscrição

Outra maneira de consultar a quantidade, é acessar o Home Broker da corretora e escolher o aba de Custódia da Bovespa. Lá, vai aparecer normalmente o código do FII com um 12 no final, no nosso exemplo FFCI12. 

Como comprar sobras de subscrição

Para mostrar que tem interesse em comprar essas novas cotas, temos que acessar uma seção do site da corretora que indique a subscrição. A maioria delas tem uma aba de subscrição bem visível. 

Como comprar sobras de subscrição

Nessa página de subscrição, basta digitar o código do FII normalmente (no nosso exemplo, FFCI11) e a quantidade de cotas desejada, limitada a quantidade de direitos que possui.

Como comprar sobras de subscrição de FIIs

Nessa página também vai ter uma opção de ficar na “lista de espera” pelas cotas que sobrarem. Nem todos cotistas do fundo vão quer comprar essas novas cotas, ou por falta de interesse ou por falta de dinheiro disponível. Logo, essas sobras voltam para os cotistas que manifestam interesse em comprar as novas cotas. Esse movimento é chamado de “sobras de subscrição”.

Isso acontece para que todas as novas cotas que o fundo planejou lançar ao mercado sejam compradas.

No momentos em que exercendo o primeiro direito de subscrição já podemos manifestar nosso interesse pelas sobras. Normalmente, as corretoras deixam um espaço para os investidores indicarem seu interesse pelas sobras. E indicam que “quando a subscrição não é atendida em sua totalidade e a empresa [ou o fundo] decide estender o prazo para os clientes que já manifestaram interesse em participar.”

Como comprar sobras de subscrição

No momento de manifestar o interesse pelas novas cotas, não é preciso ter o dinheiro na conta da corretora. Mas ele tem que estar lá no dia da liquidação da subscrição. 

Vendendo o direito de subscrição 

Os cotistas que não quiserem as novas cotas também podem vender seu direito de subscrição na bolsa de valores, usam o código do FII com um 12 no final. 

Os direitos podem ser comprados por qualquer investidor, e valem de centavos até reais, dependendo da demanda. Ao comprar um direito, o “novo dono” deve solicitar na interface novas cotas do mesmo modo que os primeiros cotistas fizeram, respeitando a data de solicitação.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão 

Esse artigo teve o objetivo de mostrar de forma prática como a subscrição de FII acontece, seguindo um passo a passo desde o fato relevante até as sobras de subscrição. Principalmente, esse artigo mostrou como comprar sobras de subscrição de FIIs de forma simples e rápida. 

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu como comprar sobras de subscrição de FIIs? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.