fabio oyXis2kALVg unsplash

A segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos é a NASDAQ. Nela, são negociadas as maiores empresas de tecnologia do país, e por causa disso, ela foi uma das bolsas que mais cresceu nos últimos 10 anos.

NASD11 

Em maio de 2021, a XP Assets lançou ao mercado o ETF NASD11, para seguir o índice das 100 maiores empresas não financeiras negociadas na NASDAQ, o NASDAQ 100.

Um dos mais famosos ETFs americanos que seguem as empresas das NASDAQ é o QQQ, e assim como a maioria dos ETFs brasileiros que investem no exterior, o NASD11 investe em cotas de QQQ. Logo, quando investimos no ativo brasileiro, estamos pagando dupla taxa de administração, 0,20% do QQQ e 0,33% do NASD11.

A NASDAQ é conhecida pela bolsa de tecnologia, pois muitas das grantes empresas tech são negociadas lá. Não por acaso que o NASQ11 possui mais de 50% do seu portfólio em empresas de tecnologia, com o resto da exposição para em comunicação e consumo discricionário (bens não indispensáveis).

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Comparando índices

É impossível não comparar o NASDAQ 100 com o S&P 500, pois esse último representa a economia americana de modo geral. Logo, quando compramos ETFs que seguem o S&P estamos apostando nas maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos. 

O S&P é bem mais diversificado quando olhamos o índice, 28% das empresas são do setor de tecnologia, mas existe uma exposição grande ao setor de saúde (13%), bens de consumo (12%) e ao setor financeiro (11%). 

Se expor aos dois índices, ao meu ver, não faz sentido, pois eles possuem exposição em grande volume para as mesmas empresas, como a Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia, etc. 

A importância do setor financeiro

Um dos pontos negativos do NASDAQ 100 é excluir as empresas do setor financeiro, que tem uma grande relevância para a economia americana. Grandes bancos como JP Morgan, Bank of America e Wells Fargo estão a mais de 20 anos no mercado, o JP Morgan por exemplo, foi criado em 1678, a 344 anos atrás! 

O índice específico do setor de finanças, o S&P Financial, cresceu 6% ao ano. E vendo os casos de sucesso, o portfólio da Berkshire Hathaway, gerido por Warren Buffett, tem como principais ações o Bank of America, American Express, Moody’s, e US Bancorp, todas do setor financeiro. Dessa forma, podemos entender quão importante é esse setor para a economia em geral. 

Conclusão

Assim, ainda prefiro me expor ao mercado financeiro por meio de ETFs americanos que seguem o S&P 500, pois esse índice é mais diversificado e representa a economia americana de forma mais abrangente. Além disso, os ETFs brasileiros tem a desvantagens da bitaxação, pois investem em cotas de outros ETFs em vez de comprarem ações diretamente.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.