20200902 104311 0000

 

O livro Lições de valor com Warren Buffett e Charlie Munger é mais uma obra da casa de análise Suno Research. Essa coletânea de textos, que primeiramente, foram direcionados aos assinantes da empresa, foram compilados em uma obra mostrando conselhos dos maiores investidores de todos os tempos. No artigo de hoje, vamos fazer um resumo dos 5 principais pontos abordados na obra.

Lições de valor com Warren Buffett e Charlie Munger

images 1

Gaste menos do que você ganha

Warren Buffett é conhecido pela sua frugalidade. O bilionário nunca recebeu herança, veio de uma família de classe média americana e trabalha desde quando era criança, tirando a neve na frente de lojas e entregando jornal na vizinhança. 

Mesmo criança, Warren nunca gastava seu dinheiro. Tudo que ele obtinha ele guardava e aos 14 anos ele investiu esse dinheiro em uma pequena fazenda, começando a ter que preencher seu imposto de renda.

A grande vantagem de Buffett foi que ele economizou seu dinheiro. Não importa quanto ele ganhava, ele sempre economizava.

Ele ensina abertamente esse hábito em suas palestras, quando afirma que “não existe realmente outra maneira de conseguir capital que não seja gastar menos do que você ganha”. 

Ao se casar com sua esposa, Susie, Warren tinha cerca de 10 mil dólares. Com esse dinheiro, ele deu duas opções para sua esposa, comprar uma casa e tirar dele todas suas ferramentas para fazer mais dinheiro, ou deixar ele trabalhar com aquele montante e comprar uma casa melhor no futuro.

Esse pensamento não imediatista proporcionou ao bilionário crescer seu patrimônio em várias vezes no decorrer dos anos. Ele até indica que o melhor momento para comprar uma casa é quando seu valor equivale a apenas 10% do seu patrimônio. 

Para deixar os juros compostos trabalharem devemos descartar o imediatismo e pensar no longo prazo.

Invista apenas no que você entende

Um assunto bastante tocando no livro é conhecer seus limites. A Berkshire não comprava ações de tecnologia em 1990 quando a bolha das dotcom estava começando nos Estados Unidos. Não é preciso dizer que a empresa foi muito criticada e seus ações começaram a cair. Porém, quando a bolha estourou e metade da população norte-americana perdeu dinheiro na bolsa de valores, Buffett e seu parceiro Charlie Munger, viram as ações de sua empresa se valorizarem em meio a um caos completo no mercado financeiro americano.

O motivo para que eles não tenham investido em ações de tecnologia? Buffett falou que não entendia nada do setor de tecnologia, então preferiu ficar de fora. Ele também afirma que não é preciso ganhar em tudo para ser um investidor de sucesso, você deve apenas evitar perder muitas vezes. Para Buffett e Munger, não existe um investidor que nunca erra, mais sim aquele que erra pouco e evita situações onde há muito risco

Isso mostra outra característica dessa dupla: a paciência. Eles esperam calmamente para fazer as aquisições certas para o portfólio da Berkshire, não importa se essa espera seja de um mês ou de um ano.

Utilize uma margem de segurança

A Berkshire Hathaway mantém sempre uma reserva de no mínimo 20 bilhões de dólares no caixa da empresa. Ela é uma holding que gera dinheiro negociando outras empresas. Esse dinheiro é usado tanto em momentos de crise, quando a empresa recebe menos dividendos de seus negócios quanto para aquisição de novos investimentos.

Buffett e Munger podem passar vários meses sem fazer investimentos, esperando oportunidades de comprar boas empresas a preços baixos, ou seja, investir com uma margem de segurança. Essa margem pode ser vista usando alguns indicadores de análises. Por exemplo, podemos identificar que uma empresa está barata quando ela apresenta uma relação entre Preço e Lucro da Ação (P/L) abaixo de 15. Além de um retorno sobre o investimento ou Return on Equity (ROE) acima de 10%, esse indicador  vai mostrar a eficiência da empresa, mostrando quanto de dinheiro ela precisa para gerar lucros.

Além disso, existe o fator qualitativo. Uma boa empresa também deve ser gerida por pessoas excelentes, que vão realçar as vantagens competitivas do negócio no decorrer dos anos.

No caso da venda de ativos, Buffett e Munger raramente liquidam uma posição, porém quando o fazem, eles procuram momentos de euforia no mercado. Quando todos estão tão otimistas que acabam comprando ativos a preços altíssimos. 

Buffett é conhecido pela frase “tenha medo quando os outros estiverem otimista e seja otimista quando os outros estiverem com medo”. Um bom momento de lucrar com o otimismo do mercado é vender ativos quando seu Preço/Lucro (P/L) está acima de 40. Esse é um excelente indicador de euforia.

O poder dos juros compostos no crescimento da empresa

A Berkshire Hathaway é uma das maiores empresas do S&P 500, índice das 500 maiores empresas americanas. A holding tem um valor de mercado de cerca de 521,69 bilhões de dólares, porém seus acionistas nunca receberam dividendos. Por que que isso acontece? Buffett já falou várias vezes em suas cartas para acionistas que os lucros retidos são a maior arma de crescimento de sua empresa. Para ele, esse dinheiro retido vai servir para investir em negócios mais rentáveis e aumentar ainda mais o patrimônio dos acionistas. 

Como sua empresa lucra fazendo na aquisição de outras empresas, essa estratégia é mais que compreensível. Ela mostra ainda como os juros compostos podem trabalhar para o crescimento da própria empresa, não é a toa que suas ações cresceram 1.826,163% desde de que Buffett tomou o controle da empresa, ou seja, a Berkshire cresceu 21,6% por ano. Para conseguirmos entender esse crescimento, quem investiu US$ 1 em 1964, hoje teria na conta cerca de US$ 18 mil. Os juros compostos são os melhores amigos dos investidor, tanto para aqueles que estão apenas começando, quando para os que têm patrimônios gigantescos.

Nunca pare de aprender

Charlie Munger é autor da seguinte frase: “passe cada dia tentando ser um pouco mais sábio do que você era quando acordou.” Tanto Munger quanto Buffett são abertamente incentivadores da leitura, o próprio Buffett diz ler mais de 500 páginas por dia. Quando tinha seus 20 anos, costumava passar horas em seu escritório lendo os exemplares dos Moody’s Manuals, que era grossos manuais contendo informações e estatísticas sobre ações e investimentos de renda fixa. 

Ler os documentos contábeis das empresa também é de grande importância para os bilionários da Berkshire. Buffett mesmo afirma que “a contabilidade é a linguagem dos negócios” e por isso é indispensável para um investidor de sucesso saber, pelo menos um pouco sobre essa área.

Se você quiser saber como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.

Buffett também recomenda vários livros escritos por investidores de sucesso, como:

 

Essas leituras são importantíssimas para criar uma consciência de longo prazo, além de serem primordiais para fazer boas decisões de investimento.

Conclusão 

O livro Lições de valor com Warren Buffett e Charlie Munger é claramente um dos melhores livros da Suno. Além de ser bem escrito, o livro funciona como uma coletânea de ideias interessantes dos maiores investidores de todos os tempos. 

Tanto o investidor iniciante quanto o investidor mais experiente vão se beneficiar da leitura da obra.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.